Isabel Joao Joao adicionou 2 fotos novas.
Portanto em Marromeu muitos estudantes de curso noturno viram-se como desistentes devido a acção de soldados de frelimo no segundo semestre. Nestes consta entre masculinos e femininos. Como sabem a hora de largar no maximo tem sido 22 horas ou mesmo 23 horas vai depender de disciplinas de cada dia.
Estes quando eram interpelados naquela hora das20 ou 21 horas eram exigidos BI, mesmo tendo eram cobrados entre 50 a 100 meticais em troca de liberdade, caso não ter dinheiro mais tendo BI era torturado até dia seguinte não conseguir andar. No hospital rural de Marromeu ja atenderam muitos casos de torturas dos alunos incluindo os professores.
Um caso chocante, um professor foi também interpelado por forças de frelimo quando saia da Escola foi exigido BI, exibiu em seguida foi dito mão no ar ele obedeceu, dai as forças de frelimo vasculharam nos seus bolsos não viram nada estranho e por ultimo obrigaram ele a abrir a pasta, ele abriu viram 1 celular smart phone kika grande. Levaram o celular asseguraram nas mãos o professor ao mostrar a resistência para levar o celular foi agredido por cronhadas de armas ate desmaiar a tendência era de lhe matar mas veio recuperar os sentidos no hospital depois de ser socorrido com alunos que vinham em sua trás do ultimo tempo, na altura as forças de frelimo já haviam fugido para algumas barracas beberem Royal bebida seca.
Os casos são relatados a polícia mas os mesmos dizem que não temos a verdade porque não conhecem as caras das pessoas que praticam esses actos e em fim dizem que as forças de frelimo são de garante da segurança de povo.
Um aluno comerciante também sofreu mesmos actos, foi interpelado pelas forças de frelimo quando eram 20 horas, exigiram para que pusesse mãos no ar e ao vasculharem no bolso dele as forças de frelimo puseram uma bola de soruma dai lhe acusaram. No bolso traseiro do aluno tinha dinheiro que aproximava 17 mil meticais foi levado todo dinheiro e puseram-se em fuga para o comando.
Alguns pais proibiram as suas filhas irem na escola depois de verem 6 alunas serem violadas sexualmente até não conseguirem andar pelas forças de frelimo, estes levaram tratamento no hospital rural de Marromeu mas os seus genitais mostrava lesões graves, algumas baixaram e levaram 1 semana de tratamento, feito analise entre elas não foi notado caso de contaminação de HIV sida, embora ser forçado fazer sexo..
Isabel joao
Sem comentários:
Enviar um comentário