"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 2 de abril de 2016

RENAMO denuncia ataque à base do partido na Gorongosa

Listen to this post. Powered by iSpeech.org

Esta sexta-feira (01.04), foram ouvidos mais de 20 estrondos de armamento pesado na serra da Gorongosa, no centro de Moçambique. Militares tentaram atingir base da RENAMO, segundo porta-voz do partido.
Ouça aqui
É em Satunjira, no distrito da Gorongosa, que se localiza a base da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), onde o líder do principal partido da oposição, Afonso Dhlakama, reside atualmente.
Os disparos, feitos à distância, não atingiram a base da RENAMO e foram confirmados à DW África pelo porta-voz da RENAMO, António Muchanga.
"Montaram canhões de longo alcance", afirma. "Há confrontos desde quarta-feira [30.03]", quando um contingente militar do Governo tentou aceder à base da RENAMO, sem sucesso.
Muchanga acrescenta que o líder da RENAMO continua na base e está bem.
Contactado pela DW África, o porta-voz da polícia moçambicana em Sofala, Daniel Macuácua, afirma desconhecer que tenha havido disparos de armas pesadas na província. No entanto, garante que as Forças de Defesa e Segurança estão a proteger as comunidades e os utilizadores das principais estradas da província.
"Não tenho conhecimento", diz Macuácua. "Até então, o esforço está em manter as forças estrategicamente em Sofala, para continuarem as escoltas, para proteção das pessoas".
Aumenta clima de tensão
Ao longo desta semana, foram notórias as movimentações de tropas do Governo na Estrada Nacional 1 e na Estrada Nacional 6, nas províncias de Sofala e Manica. Na quarta-feira (30.03), foram avistados na localidade de Inchope 11 carros blindados e dois autocarros de transporte de militares para a zona da Gorongosa.
Também em Muxungué foram avistados veículos militares, uma comitiva que foi atacada no troço do Rio Ripembe a Zove. Segundo o exército, não foram registadas vítimas.
A ofensiva do exército moçambicano, esta sexta-feira, acontece um dia depois de terminar o prazo dado por Afonso Dhlakama para que a RENAMO começasse a governar nas seis províncias do centro e norte do país, onde reclamam vitória eleitoral nas eleições gerais de outubro de 2014.
A tensão entre a RENAMO e o Governo moçambicano tem-se intensificado nos últimos meses. Afonso Dhlakama pede a Filipe Nyusi, Presidente de Moçambique, um diálogo mediado pela Igreja Católica e por Jacob Zuma, presidente da África do Sul. A proposta foi rejeitada pelo chefe de Estado moçambicano.
O clima de insegurança levou à fuga de milhares de moçambicanos para países vizinhos, sobretudo para o Malawi.
DW- 02.04.2016

2 comentários:

  1. Sou mocambicano de Mocambique,fiquei muito tempo no silecio mas com algo a roer me o coracao,muita das vezes quando abro as redes socias( em especial de unay, macua blog) deparo me com comentarios desastrosas em sinal de gargalhadas, porque morreram Militares em gorongosa, Muxungue ou sei la.
    Esquecemos antes que estes Militares sao nossos filhos, netos, irmaos, sobrinhos e em suma mocambicanos que fariam o futuro do pais duma outra maneira,nao me interssa o lado ,se esta na renamo ou frelimo,se e do Norte, centro ou sul, este e um irmao, e Mocambicano.infelizmente esta a mando de alguen para executar uma certa accao.

    Aguardo simplesmente por um milagre,seja em nhampaza, santugira, mapai, funhalouro ou Muxungue, onde os militares ao se econtrar, no invez de disparar, so iriam pedir um cabrito a comunidade, juntos preparem, comerem e dizerem de viva voz,(Aguardamos por voz excelencias, nossos lideres para virem nos dizer o segundo passo para a paz duradoira) lembrem irmaos, Filipe nyussi e presidente de todo mocambicano, e ele que nos representa a nivel do mundo,Afonso Dlhakama, e o presidente de todo mocambicano democratico, neste caso mocambique e demorcatico, isso da a intender que eu e tu, mesmo o nyussi esta sub a democracia de dlhakama.no geral cada um e presidente do outro. nao vamos pegar gargalhadas mas sim vamos dizer nao a guerra. somos irmaos e precisamos conversar.

    ResponderEliminar
  2. Com destino aos Mocambicanos

    Prezado irmaos,

    Tal como deus disse: deus fez o homem a sua imagem, que imagem estamos tendo nos mocamicanos e de quem e essa Imagem?

    Vive e bem conheco alguns paises da africa austral, tmbem tenho uma parte da Europa, nao conheco nada de Asia e America.

    Indo na realidade se no Mundo Existiu um paraiso chamado Eden! Pode ter sido em Mocambique se calhar, Terra linda, Terra Rica, terra que deixa saudades.

    Nao entendo porque distruir este paraiso hoje.
    Tanta coisa vi na europa, mas nao e natural, tudo e artificial, incluindo canais fluviais para navegacao Maritima.

    Oq eq nos falta nesta terra? pelos vistos uma unica coisa(Uniao),
    1)Unindo os agricultores temos temos comida que nunca acaba( veja a companhia de vanduze em Manica,Banana landia em Maputo, Agrimoz na Zambezia, Mozagrio no Niassa,Savanas em Nampula,projecto japonesa em chockwe. estes projectos nao fazem nem se quer 5% das terras ferteis por se explorar em Mocambique e no meio de dificuldades pelo que nao temos barragens suficientes, mas la esta a producao.

    Imagine se os nossos governantes abandonassem a guerra e apostarem numa competicao agricula,se oucupace mos as terras de save a muxungue com tractores a lavrarem dia e noite, terras de vunduze oq se espera?Contrairmos dividas para construirmos no minimo 10 barragens nos rios principais de baixo da estrada nacional n.1, estamos neste momento a reclamar falta de agua quando somos da zona baixa, as aguas de lesotho, africa do sul, swazilandia, Zimbabwe, Zambia, congo, Malawi , passam por aqui, e so desaaparece,(o que nao faz sentido),que paremos a guerra e investirmos no progresso, somos um pais muito potente.

    Deixa me te recoradar( Nao ha nenhum Minerio que nao existe em Mocambique), como exemplo, somos productores de Tentalite,o meneral basico para producao de aparelhos de comunicacao( Celular, telefone,radio, televisao, computador ate aprelhos satelites) este Mineral e abundante na zambezia, tete, inhambane E Nampula.Areias pesadas: toda costa de mocambique, Pedras semipreciosas e preciosas no nore e centro de Mocambique, Gas Cabo delgado, Niassa,sofala,inhambane,e uma parte de gaza no distrito de Manjacaze( Na localidade de Macuacua),Petroleo em cabo delgado e ao longo de todo canal de Mocambique, Ha sinais deque a zona de Manhica tambem e portadora deste Mineral, carvao, tete e niassa.

    Nada posso dizer sobre o pescado, uma das maiores adversidades do mundo.( Dai que nao acredito que somos pobres, mas sim temos a guerra)ja bixei 6horas na alemanha para comprar 2kg de banana, 1 hora para comprar laranja,2horas para ter ananas,encomendar por 1 semana para ter peixe de agua salgada mas aqui preco?peixe tem ate mesmo vivo voce compra, Criado em aquarios.
    Vou repetindo, Nos somos ricos ,mas temos a guerra.

    se calhar esta guerra pode ser provocado pelos ricos odeiosos la dos baises baixos, excitando violencia a nossos governantes nao sabemos, abrem a vista e vamos ser unidos pelo que somos irmaos, que esqucamos Machangana,massena, ndau, nhungue, nhandja, tcheua, lomue, chuabo, shona,tsonaga, ronga, ndindi, Matswa, chope,Tchabua,Macua,nahara, maconde, jaua,nhandja, estas diferencas nos encontraram em terra onde nascemos, a nossa base e a mocambicanidade.que nos unamos e falemos a lingua da unidade nacional que e a vitoria contra a dita pobreza que nao existe,enquanto os lideres dao fim a accao armada.

    todos pela paz, nao ha renamo nem frelimo, sao Mocabicanos(irmaos geneos a lutarem) assim o inimigo vai aproveitar a a nossa fraqueza para nos governar automaticamente.

    abracos a todo Mocambicano que tiver a oportunidade de ler esta Mensagem e que analize para poder corrigir os erros concedidos.

    jose

    ResponderEliminar