QUATRO funcionários do Instituto Nacional de Desminagem (IND) acusados de prática de crime de abuso de cargo começaram a ser julgados ontem pelo Tribunal Judicial do Distrito Municipal Ka Maxakeni, na cidade de Maputo.
No entanto, como tem sido hábito nos seus comunicados, o Gabinete Central de Combate à Corrupção não revelou os nomes dos réus, limitando-se a anunciar o julgamento e os crimes que pesam sobre os quatro funcionários. Eles foram acusados pelo GCCC no dia 30 de Março último.
Aproveitando-se das suas funções, segundo o comunicado, os funcionários em causa mandaram emitir, indevidamente, 21 passagens aéreas a favor de 14 pessoas, seus familiares, sem qualquer vínculo com o Estado, para destinos nacionais e internacionais. Essas irregularidades prejudicaram o Estado em cerca de 250.000,00Mt (duzentos e cinquenta mil meticais).
Os factos tiveram lugar de Abril de 2009 a Junho de 2011, período em que um dos acusados exercia as funções de chefe do Departamento de Administração e Finanças (DAF) no Instituto Nacional de Desminagem e os restantes as de simples técnicos do mesmo sector.
EY: E o Guebuza e seus sequazes cúmplices, quando vão ser presos e depois julgados e condenados? A justiça moçambicana é severa para os pequenos e pobres e para os gordos e graúdos nada, eles podem violar a constituição da República não passa nada.... Até quando?
Sem comentários:
Enviar um comentário