"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 4 de abril de 2016

Nova toponímia gera polémica na cidade da Beira

  
No país
 
A bancada do partido Frelimo, na Assembleia Municipal da Beira, contesta parte dos nomes apro­vados para a nova toponímia da segunda maior cidade do país, que foram semana finda aprova­da, por via do voto maioritário do MDM (30 membros).
O partido Frelimo que tem 14 membros na Assembleia Muni­cipal, apesar de reconhecer que a discussão da nova toponímia iniciou da base, absteve-se no pro­cesso de votação, alegando que alguns nomes, sem apontar quais, estão ligados a actos que ferem a Constituição moçambicana.
“São nomes que não reúnem os princípios da elegibilidade dos to­pónimos. Estamos a falar da sua história, como na luta de liberta­ção, na arena desportiva, política, cultural entre outros. Para nós, al­guns dos nomes propostos preci­sam de uma clarificação, pois nós entendemos que eles nada têm a ver com a nossa história”.
 
EY: Quais são esses nomes e em que ferem a constituição? Quantas pessoas foram declaradas heróis pela Frelimo que na verdade não são heróis mas sim por serem da Frelimo e oriundos do sul ou simplesmente por terem massacrado os pobres? Já estão a saborear o doce de ser da oposição, nem? É cedo, chegará a vez que será todo o partido que vai estar na oposição e não somente numa assembleia provincial ou municipal...

Sem comentários:

Enviar um comentário