No país
A bancada do partido Frelimo, na Assembleia Municipal da Beira, contesta parte dos nomes aprovados para a nova toponímia da segunda maior cidade do país, que foram semana finda aprovada, por via do voto maioritário do MDM (30 membros).
O partido Frelimo que tem 14 membros na Assembleia Municipal, apesar de reconhecer que a discussão da nova toponímia iniciou da base, absteve-se no processo de votação, alegando que alguns nomes, sem apontar quais, estão ligados a actos que ferem a Constituição moçambicana.
“São nomes que não reúnem os princípios da elegibilidade dos topónimos. Estamos a falar da sua história, como na luta de libertação, na arena desportiva, política, cultural entre outros. Para nós, alguns dos nomes propostos precisam de uma clarificação, pois nós entendemos que eles nada têm a ver com a nossa história”.
EY: Quais são esses nomes e em que ferem a constituição? Quantas pessoas foram declaradas heróis pela Frelimo que na verdade não são heróis mas sim por serem da Frelimo e oriundos do sul ou simplesmente por terem massacrado os pobres? Já estão a saborear o doce de ser da oposição, nem? É cedo, chegará a vez que será todo o partido que vai estar na oposição e não somente numa assembleia provincial ou municipal...
Sem comentários:
Enviar um comentário