A ser verdade o que este artigo diz, quero acreditar que a Valéria mal conhece a realidade de Moçambique e portanto devia abster-se em fazer comentários como este. O problema de guerra e crise económica, segregação política e social não é nem está na Renamo, mas sim no governo da Frelimo. Essa senhora se de verdade quer o bem dos moçambicanos e não interesses obscuros com a gangue da Frelimo devia a sua instituição investigar os assassinados em massa que a Frelimo faz. devia mandar investigar as valas comuns que a Frelimo nega a sua existência. Aliás os moçambicanos estão a espera da intervenção da ONU nesta matéria.
A ONU devia mandar ordenar a Frelimo para retirar os militares da serra da Gorongosa e leva-los aos quarteis que é o lugar deles. Se a instituição que a Valéria represente quer e está interessada com paz em Moçambique e o bem estar dos moçambicanos, que diga a Frelimo para acabar com as esquadrões de morte, que pare de perseguir o povo simpatizante e membros da oposição, que pare com os assassinados dos que pensam diferente que ela.
Como pode haver a paz efectiva com tamanha exclusão social e injustiça, corrupção a todos os níveis? Riqueza acumulada para um punhado de pessoas em detrimento dos verdadeiros donos dessa riqueza. Um governo que contrabandea a riqueza do Estado permitindo que os megaprojectos não paguem o devido imposto e que declarem pouco do que produzem (como o caso da mina do Rubi de Montepuez que so declara 25% e contrabandear os 75% através da Tanzania), como pode alguém aparecer e falar coisa que não sabe.
Repito o problema de Moçambique é a Frelimo (ganância, orgulho, incompetência, injustiça, corrupção, roubo, criminalidade organizado). Não se deixem enganar com essa senhor e não se esqueçam que a maior parte das guerras no mundo e em particular na África, é o ocidente que cria e depois aparece como solução do problema por ele criado. Sempre que se descobre um recurso mineral valioso na África é uma guerra civil criada e alimentada pelo mesmo ocidente e a ONU é puramente ocidental. A Renamo não vai aceitar desarme assim mesmo porque a ONU assim o quer. Nessa resistência serão vidas humanas que vão ser ceifadas. Enquanto moçambicanos vão se matando, eles chegaram numa de ajudar o governo e pilharão as nossas riquezas e depois de ver que ja lhes basta o que roubaram, voltarão sem ter resolvido nenhum problema.
Lembrem-se que depois da assinatura do AGP em Roma, em Moçambique havia mais ONUMOZ que os próprios Moçambicanos numa de ajudar na recolha das armas e todo processo de pacificação e reconciliação e na formação do exercito único. Resultou alguma coisa no trabalho dele? Eu só me lembro da má educação e falta respeito que mostraram. Sim má educação e falta de moral/ética. Ademais, espalharam SIDA com a violação sexual das nossas jovens. Eu estava na Ilha de Moçambique e lhes vi em massa, maioritariamente Bangladeshes e Indianos e um numero menor de outras nações. Eles entravam dentro das casas sem pedir licença e mal falavam Português. Na nossa casa até queriam levar um tartaruga que estava pendurada na sala. Eu lhes entendia porque raspava um pouco o Inglês. No ano seguinte fui viver na Matola e meus colegas me contaram que esses gajos da ONUMOZ andam a violar mulher e que no actual Parque dos Poetas uma mulher cortou o penis de um da ONUMOZ que estava para lhe violar.
É isso que vocês querem que se repita em Moçambique ao apoiarem essa ideia dessa senhora que não conhece a realidade de Moçambique ou que como vocês ignoram onde está o verdadeiro problema de Moçambique? Que nos ajudem a fazer justiça com aqueles que provocaram a crise económica, ajuda-nos a prende-los e que devolvam o dinheiro que roubaram e poupem o povo que está sofrendo por uma coisa que ele não sabe.
Pensem bem, deixem a vossa cor partidária e tenham compaixão do povo, pois ele é inocente e não merece este jugo que é lhe submetido!!!!
o centro e norte ja abriu visao a muito tempo desde 1977 alis desde que mataram guejenre, uria simango, kanvadane etc desde que chamaram reacionarios o pessoal de centro e traidor o oessoal de norte. senhor presidente bporque nao manda fazer referendo popular se voce foi eleito com o povo porque nao faz o tira tema pedido que a uniao europeia ajudar no referendo popular se o povo quer autonomia ou nao quer pertencer ao governo de maputo. voces nao vai aceitar referendo porque o cento e o norte vai votar pela autonomia, vamos votar para o federalismo, nao o comunismo, e marxismo muito menos o stalismo e o facismo e nunca tambem votaremos ao capitalismo selvagem
ResponderEliminar