"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 8 de junho de 2016

ATAQUES DA RENAMO PROVOCAM SUBIDA DE PREÇOS EM TETE

 


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Os ataques dos homens da Renamo, na região Centro de Moçambique, estão, de certo modo, a influenciar a subida ou flutuação de preços de produtos de primeira necessidade na província de Tete (centro - noroeste), onde os agentes económicos alocam as suas mercadorias de forma faseada por recearem perde-las de uma única vez.
A farinha de milho, arroz, ovos, açúcar e óleo de cozinha são alguns dos produtos básicos mais procurados nos estabelecimentos comerciais, principalmente na cidade de Tete, a capital da província com mesmo nome, porque as quantidades fornecidas não tem correspondido a demanda.
O director provincial da Indústria e Comércio em Tete, João Feliciano, constatou hoje que os preços daqueles e outros produtos têm sido agravados devido à maior procura, uma vez que os agentes económicos trazem para Tete poucas quantidades, já que não desejam perder tudo numa só viagem, em caso de ataque durante o percurso.
Falamos com os agentes económicos. Eles dizem que não podem trazer para Tete grandes quantidades porque receiam que possam perder tudo durante o percurso. As poucas quantidades que trazem estimulam a especulação, mas nós, o Governo, estamos a sensibilizá-los, explicando-lhes que o Governo moçambicano está a trabalhar para que a tensão político-militar tenha o seu fim, disse João Feliciano.

O director provincial da Indústria e Comércio de Tete afirmou que a sua instituição tem vindo a monitorar a situação da flutuação de preços, para que os consumidores não encontrem dificuldades para a compra de produtos. Explicamos aos comerciantes que a subida de preços não deve ser exorbitante, porque castiga o cidadão, afirmou.
Actualmente, principalmente na cidade de Tete, a farinha de milho é vendida entre 60 e 80 meticais o quilograma. O açúcar castanho está a 65 meticais cada quilograma. Antes, o quilograma da farinha de milho ou do açúcar castanho custava cerca de 45 meticais (o dólar equivale a aproximadamente 60 meticais). O favo de ovos é vendido por 185 a 190 meticais, contra os anteriores 170 meticais.
Os preços variam mediante a procura. Explicamos aos agentes económicos que não se deve especular os preços, apesar da actual situação político-militar, disse o director provincial da Indústria e Comércio de Tete.
Fungai Caetano (colaboração) /mz
AIM – 07.06.2016
 
EY: A SUBIDA DO DOLAR E OUTRAS MOEDAS ESTRANGEIRAS É TAMBÉM POR CAUSA DOS ATAQUES DA RENAMO? TÊM MEDO DE FALAR DA DÍVIDA COMO A PRINCIPAL CAUSA DO ELEVADO CUSTO DE VIDA? OS BLINDADOS DE ALTA CILINDRADA E AS ARMAS MODERNAS CAIRAM DO CÉU? QUANTO É QUE O GOVERNO GASTA AGORA MESMO PARA A CIRCULAÇÃO DOS TAIS BLINDADOS? SEJAM SÉRIOS E CHAMEM AS COISAS PELO SEU PRÓPRIO NOME. VOCÊS É DÃO FORÇA A ESSES SENHORES A FAZEREM E DESFAZER QUANDO, ONDE, COMO, O QUE QUEREM. PÁREM DE DESINFORMAR AS PESSOAS.

1 comentário:

  1. Issu e verdade aqui e tete produto da cozinha está muito carro se arenamo luta contra issu ei acho que esta fazer continua a lutar até que é fim

    ResponderEliminar