Segundo o Boletim Quinzenal do Banco de Moçambique, sobre a evolução dos principais indicadores da economia, citado pelo O País, na primeira metade do presente mês a moeda nacional depreciou em todos segmentos de mercado cambial interno, face ao dólar.
Na quinzena, o metical registou perdas nominais em relação ao dólar de 2,05 por cento no Mercado Cambial Interbancário (MCI transacções entre o Banco Central e os bancos comerciais), 2,27 por cento nas casas de câmbio e 1,91 por cento nos bancos comerciais, tendo o diferencial entre o câmbio médio dos bancos comerciais e o do MCI reduzido em 14 pontos base (pb).
No mesmo período, a paridade do metical depreciou-se em relação ao Euro (1,19 por cento) e apreciou-se face Rand sul-africano (4,79 por cento).
A depreciação do metical é um dos factores que determina a subida generalizada de preços de bens e serviços, visto que torna mais caras as importações (é preciso quantidades adicionais de meticais para converter em moeda estrangeira e realizar compras no exterior), num contexto de fraco nível de produção e elevada dependência de importações.
Por vários anos, a unidade do dólar era transacionada por 30,00 meticais. Até ao dia 15 de Maio, o metical estava em 54,30 meticais no MCI, em 55,00 meticais nos bancos comerciais e em 60,45 meticais nas casas de câmbio.
Por causa da depreciação acentuada do metical, várias empresas estão a enfrentar custos elevados de importação de matérias-primas e a registarem importantes quedas nas receitas.
FF
AIM – 25.05.2016
Sem comentários:
Enviar um comentário