"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 1 de abril de 2016

Estrada circular terá apenas uma portagem

A ESTRADA circular de Maputo, cujas obras se encontram na fase de acabamentos, terá apenas uma portagem, ao contrário das quatro que vinham sendo anunciadas. A decisão, tornada pública no final da tarde de ontem, é o culminar das negociações que vinham decorrendo entre os conselhos municipais de Maputo e Matola e o Governo do distrito de Marracuane, na qualidade de hospedeiros da infra-estrutura, e o dono da obra, a Empresa Moçambicana de Desenvolvimento de Maputo Sul.
Nos termos da proposta inicialmente avançada, esta estrada deveria ter quatro portagens, nomeadamente na Estrada Nacional Número Um (EN1), junto à Academia de Ciências Policiais (ACIPOL); no troço entre Zimpeto e o nó de Tchumene, concretamente na Matola-Gare; no bairro da Costa do Sol, nas proximidades do projecto “Casa Jovem”; e uma última na travessia da ponte que liga a vila-sede de Marracuene e zona de Macaneta.
Assim, ao abrigo do novo entendimento alcançado entre as partes, a única portagem estará localizada junto à ponte da Macaneta, uma infra-estrutura que faz parte da estrada circular e que foi concebida e implementada no âmbito da dinamização do turismo.
Refira-se que o projecto inicial das quatro portagens foi justificado pela necessidade de assegurar a sustentabilidade da estrada, tendo em conta não só os montantes investidos (mais de 300 milhões de dólares norte-americanos), como também a garantia de financiamento dos trabalhos de manutenção.
Esta ideia não foi bem acolhida por vários círculos de opinião das áreas abrangidas pela estrada, que argumentavam que a proposta tornaria ainda mais caro o custo de vida dos cidadãos.
Neste momento, a expectativa dos utentes da via está na aprovação da tarifa a ser aplicada na portagem da Macaneta.
É de recordar que o Governo havia manifestado a intenção de encontrar soluções para minimizar o peso económico da introdução de portagens na estrada circular de Maputo, uma das quais passava pela melhoria das condições de transitabilidade das vias alternativas

Sem comentários:

Enviar um comentário