"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 4 de maio de 2018

MOÇAMBIQUE DE LUTO: MORREU O GRANDE E CARISMÁTICO LÍDER E PORTA-VOZ DO POVO

Muitos ainda continuam a näo crer que AFONSO DHLAKAMA morreu. Mas é verdade o grande e carismático líder e porta-voz do povo já partiu. Dhlakama nos deixou no momento crucial que mais lhe precisavamos por isso o povo lhe custa aceitar esta triste realidade. Aos 65 anos de idade ele morre por falta de assistência médica medicamentosa pois vivia nas florestas da serra de Gorongosa fugindo da perseguiçao política que era sujeito, pois o queriam matar.

Faltam palavras para descrever o sentimento que paira no seio dos Moçambicanos, em todo canto onde as pessoas se encontram só se lamenta a morte do Dhlakama. De certo modo as pessoas expressam um grande desespero e muita incerteza. O que será de nós (de Moçambique) sem ele? esta é a pergunta sem resposta que as pessoas fazem.

O grande líder filho do povo já está a fazer falta e vai ser recordado para sempre. Ekekhayi Yowani  endereça desde já a família Dhlakama, a Renamo e o povo Moçambicano em geral profundos pêsames. Descanse em Paz Dhlakama e Deus lhe acolha na sua morada santa. Temos um intercessor na eternidade e rezemos todos para o melhor e que Deus ilumine a Renamo para que escolham um outro filho a altura que possa dirigir o povo com amor como Dhlakama fez.

O nosso embodeiro caiu e ficamos orfäos e sem referências a sua alta.  Sim orfäos porque ele foi líder de todos nós e fez tudo o que estava ao seu alcance para democratizar o país. Orfäos e com muita incerteza angustiosa pois deixaste muitas coisas por fazer. Por nós sofreu três emboscadas, por nós viveu no mato e por nós rendeu o seu espírito a Deus. Por isso é preciso reconhecer o mérito. 

Sei muito bem que alguns no seio dos camaradas estäo a festejar ao em vez de chorar com o povo. a eles lhes digo que ainda näo é tempo para festejar porque näo sabemos o que vem se será tolerante e compreensivo como Dhlakama.

Ao povo Moçambique mais uma vez meus sentimentos e quero aproveitar pedir a todos moçambicanos do norte ao sul e do zumbo ao índico para irem recensear e votarem em massa em hora dele. Esta é a melhor maneira de lhe prestar homenagem, votar no partido dele e nos seus candidatos para que os seus ideais de paz, democracia e unidade nacional sejam continuados.

Meus irmäos, esta morte deve ser para todos nós uma ocasiäo para reflectirmos sobre os projectos de paz, e democratizaçäo real do país, da descentralizaçäo do aparelho do Estado e muitos outros que foram aposta e levaram ao Dhlakama a morrer no mato por nós e sobretudo aqueles que ele deixou por realizar e que todos nós e de modo particular os jovens devem continuar para o bem de todos.

Até sempre Dhlakama e que sua alma descanse em paz.







Sem comentários:

Enviar um comentário