Somos um grupo de operativos marginalizados e oprimidos por trabalharmos na defesa da soberania do nosso país. Alguns de nós fomos até afastados dos nossos objectos e remetidos para coisas sem sentido. Porque estamos a ser inconvenientes.
Tudo começou quando começamos a trabalhar numa investigação séria sobre muitos encontros que aconteciam em casa de Oscar Monteiro na Matola, onde recorrentemente se realizam encontros de concentração. Instalamos inclusive gravadores nessas reuniões e temos provas do que a seguir vamos dizer.
Nessas reuniões participam com regularidade o dono da casa, Sérgio Viera, Mateus Khatupa, Ana Rita Sithole, Albano Silva e Jorge Rebelo quando tinha saúde.
Nessas reuniões discute-se com frequência:
1. A tomada do poder da FRELIMO
2. A Tomada do poder do Estado
3. A tomada do poder económico
No assunto do partido, o grupo desenhou a tomada do poder na sessão de 5 de Fevereiro deste ano. Mas o processo falhou. Tudo estava acertado para que Alcinda de Abreu fosse a secretaria geral e o secretariado modificado com entradas novas de Galiza Matos Jr., Basilio Muhate, António Niquice, Mateus Khatupa, Helder Injojo e Eduardo Mariano (marido da ministra da saúde). Depois de mexer o secretariado, seguia-se a Bancada da FRELIMO, com a substituição de Margarida Talapa por Ana Rita Sithole. Para no fim forçarem as saídas da comissão política de Paunde, Talapa, Vaquina, Muaria, Lucilia Hama e Pacheco. Para serem substituídos por Celso Correia, Teodato Hunguana, Manuel Tomé, Oswaldo Petesburgo, Ana Rita e Luísa Diogo.
Com o plano, abria-se uma via verde para mexidas no governo, com muitas saídas e regressos de figuras como J. B. Honwana, Robert White, Castigo Langa, Hama Tai e entradas de Óscarito Monteiro, Bruno Morgado, Dário Tomé. Não sabemos como, mas o plano foi abortado e Nyusi numa noite abandonou o plano.
Depois disso, as reuniões foram retomadas e apontavam a sessão ordinária do comité central. Nessa sessão a ideia era aquecer Nyusi para forçar que ele fizesse reformas. A operação começaria na ACLLN e desaguaria no comitê central. Só que Sergio Viera foi desarmado por um conterrâneo dela na sessão dos combatentes e Oscar Monteiro teve medo de falar. No comité central também não tiveram sucesso.
Mas como dizia o saudoso presidente Samora, o ambicioso só muda de táctica. Foi assim que Oscar Monteiro e Sérgio Viera encontraram-se com o novo Embaixador dos Estados Unidos para este dar ordem a Dlhakama para intensificar os ataques. O Embaixador disse que era arriscado porque o líder da Renamo andava cercado e poderia morrer. O duo informou que tinha maneiras de evitar que isso acontecia e que controlava as forças.
Quando isso aconteceu, foram ter com Nyusi para pedir que este mudasse a forma de diálogo e tirasse Pacheco do comando. Levaram com eles 3 nomes: Manuel Tomé, Jacinto Veloso e Luísa Diogo para liderarem um novo formato. Nyusi aceitou e disse que escolheria ele um dos 3. A ideia é conseguir um acordo de paz, sendo que a partir daí o grupo acabará ganhando legitimidade para voltar ao comitê central e a comissão política no 11 congresso, onde projecta-se Celso Correia para SG da FRELIMO. Mas sabe-se que isso pode tardar e ser difícil, por isso está em marcha um plano para prender Guebuza nem que seja por 1 mês, para retirar a sua influência e matar pelo menos 1 G40, que são monitorados a partir de um grupo de WhatsApp chamado verbo através de António Boene e Emilia Moiane. Julião Cumbana é o que se encontra no topo das listas de preferência para ser abatido. Para apartir dai se instalar também o medo. Mas o grande plano passa por afastar Nyusi da presidência para ser substituído por Luisa Diogo ou Celso Correia.
Sabemos também que a partir do mês de Julho irão iniciar cabalas na imprensa para despir Nyusi e aos poucos promoverem Luísa Diogo. Essa acção será complementado com a depreciação acentuada do metical que irá provocar muitas revoltas e Luísa passará a ser vista como salvadora. Fala-se de podres muito íntimos de Nyusi que começarão a ser ampliados. Sabemos que o F1 é a retaguarda de tudo isto. Prometemos nos próximos tempos trazer algumas imagens. Alberto Martins Mapanguelane In https://www.facebook.com/eduardo.domingos.9659/posts/978566408956570
Sem comentários:
Enviar um comentário