CONTINUA O FRACASSO MILITAR DAS FORÇAS DA FRELIMO
As persistentes tentativas das forças militares da Frelimo atacar as forças da Renamo tem redundado num fracasso retumbante. Fontes militares das FADM dizem que há duas semanas atrás um grupo de 160 militares das FADM que partiu da Gorongosa para o posto administrativo de Vunduzi, vulgarmente conhecido por Satungira, entrou em combate com os militares da Renamo em Palapala e as fontes dizem também que este grupo das FADM foi totalmente destroçado, sendo cerca de 40 mortos e várias dezenas de feridos e muitos desaparecidos. Outras fontes falam de mais 20 militares capturados com as suas respectivas armas.
AUTOCARROS DA NAGY E ETRAGO TRANSPORTAM MILITARES E DEVEM SER EVITADOS
Outras fontes das FADM contam-nos que na manhã do sábado (5/3/2016), um autocarro da transportadora Nagy Investimentos com 87 militares a bordo que saia de Chimoio em direção ao distrito de Changara (Tete), foi interpelada pelas forças da Renamo no troço Catandica - Honde (distrito de Barué), na estrada nacional número 7. Porque o motorista sabia que trazia militares ou talvez foi porque gritaram para que não parasse e este desobedeceu à ordem das perdizes e os militares da Renamo imobilizaram a viatura atirando contra os pneus tendo os militares ensaiado fuga desesperada assim que a viatura ficou imobilizada e houve fogo intenso contra os fugitivos. Morreram mais de 45 militares das FADM e vários ficaram feridos.
É possível que o motorista e sua equipa tenham sido atingidos durante a confusão já que era impossível distinguir quem é quem porque os militares estavam à paisana. Até hoje segunda-feira a Frelimo não fala deste incidente, apenas se preocuparam em recolher os seus cadáveres e apenas deixaram expostos no terreno os corpos dos membros da tripulação para efeitos propagandisticos. Até dá a impressão que o autocarro só trazia os três mortos e ninguém se dignou em procurar saber onde estão hospitalizados os tais "vários passageiros civis" feridos.
E sempre lamentável a perda de vidas de civis mas Unay Cambuma apela com veemência que os caros compatriotas evitem viajar em autocarros da Nagy e Etrago que pertencem a indivíduos graúdos da Frelimo e tem contratos de prestação de serviços com o "ministério" da defesa de Moçambique. Também os motoristas desses autocarros que transportam militares devem escolher entre conduzir um 'my love' para Xiquelene-Anjo Voador e vice-versa ou participar numa corrida com balas nas regiões centro e norte. Se alguém carrega militares torna-se automaticamente um alvo, é assim como as coisas funcionam em todo mundo.
E não é verdade que a Renamo "ataca viaturas civis" como alude a propaganda da Frelimo. Isto porque as forças da Renamo tem sempre conhecimento prévio de que há tropas a caminho do centro e norte em autocarros "X" e matricula "y" e mandam parar para verificar a chapa de matrícula para que não haja um erro e se o motorista não obedece á ordem para parar o machimbombo é logo confundido como estando a transportar tropas. É o caso do Barué no sábado e parece que os militares julgaram que o autocarro é mais rápido que as balas das perdizes...
OUTRA CATÁSTROFE MILITAR EM SATUNGIRA
Já temos detalhes do que postamos ontem sobre o (outro) desastre de Satungira ocorrido na manhã de ontem dia 6/3/2016. Segundo as nossos nas FDS, o grupo de 185 militares das forças da Frelimo que iam realizar uma grande ofensiva no interior de Satungira, foi atacado pela guardas de Afonso Dhlakama próximo ao rio Colomazi e o grupo foi quase totalmente aniquilado, tendo apenas sobrevivido 56 militares (e não 87 como postamos ontem). Tudo o que os militares traziam foi capturado. As fontes dizem ter sido chocante ver raparigas - militares novas mortas e abandonadas nas matas.
Tudo isso acontece porque as forças da Frelimo pretendem a todo custo atacar e destruir os quarteis da Renamo mas as formidáveis, experientes e altamente treinadas forças da Renamo, que enfrentaram mais de 5 exércitos de países estrangeiros e equipadas com as melhores armas do mundo - desde infantaria blindada, artilharia auto propulsada e de saturação, ate helicópteros e bombardeiros - tem conseguido repelir com sucesso todos as ofensivas das forças da Frelimo.
DESERÇÕES EM MASSA
Dizer também que na semana passada, segundo fontes que temos estado a citar, dois blindados para o transporte de tropas que são conhecidos "anti balas", foram destruídos pelas forças da Renamo nos trocos Muxungue-Save e Nhamapaza-Caia respectivamente.
Outras informações indicam que neste momento verificam se deserções em massa nas fileiras das forças da Frelimo em todas províncias. Muitos despem a farda, escondem a arma e regressam a suas casas e outros desertam com o seu equipamento completo e filiam se as forcas da Renamo. Na semana passada 57 militares das FADM desertaram em Tete e Chimoio em dois grupos tendo um dos grupos se filiado as forcas da Renamo (postamos algo parecido em forma de "inbox").
Continuaremos a publicar mais informações nas próximas horas.
UNAY CAMBUMA
In https://www.facebook.com/unai.kambumamatsangaisse/posts/228079137540893
Sem comentários:
Enviar um comentário