"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 7 de março de 2016

FADM SOFREM TREMENDAS BAIXAS EM SATUNGIRA

 


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Afinal a conversa sobre diálogo é só para inglês ver porque na verdade o "governo" da Frelimo continua estoicamente empenhado no "diálogo bélico" com a Renamo. Com efeito, as forças armadas da Frelimo continuam a se concentrar massivamente na Gorongosa para destruir o líder da Renamo e seus guardas. Ontem dia 5/3/2016 foram despachados a partir de Maputo vários autocarros repletos de militares escoltados por blindados. Dois foram desviados para Mocuba e foram escoltados por 4 blindados e para evitar surpresas decidiram fazer a viagem no período noturno mas a coluna foi duramente atacada no agora "corredor da morte" de Nhamapaza. Houve muita perda de vidas e feridos nos dois machimbombos da Nagy que foram fortemente metralhados. Um dos blindados ficou danificado e foi a muito custo rebocado ate Caia.
DESASTRE DE SATUNGIRA
Parece que o objetivo principal das FDS e a concentração de tropas de infantaria ao redor da Serra de Gorongosa para estar de prontidão a espera do bombardeamento da aviação para assim escalarem rapidamente a Serra para "matar ou capturar" Afonso Dhlakama e seus "homens verdes". Mas a penetração para o perímetro da Serra esta ser um bico de obra. Há lá uma defesa aparentemente inexpugnável como se viu (outra vez) no principio da manha de hoje dia 6/3/2016 na zona de Culomazi, a poucos quilómetros de Satungira. O grupo de 160 militares que incluíam varias "meninas-soldados" teve que ir a pé porque os motoristas dos autocarros Nagy recusaram se entrar na estrada/picada que leva a Satungira.
Por temer surpresas anteriores os militares usaram caminhos alternativos que contornam a via principal. Em outras palavras, andavam pelas matas e machambas. Eventualmente as perdizes, que conhecem o terreno como a palma das suas mãos, adivinharam o itinerário dos "visitantes" e montaram uma armadilha perto de um rio. O grande grupo foi subitamente atacado a uma curtíssima distância e o que se seguiu foi um verdadeiro massacre. Segundo nossas fontes das FDS, apenas 87 militares com vida e que foram socorridos, grande parte dos quais gravemente feridos. Houve uma grande debandada e há corpos espalhados pelas redondezas de acordo com fontes das perdizes. Na prática os militares abandonaram tudo no terreno apenas "salvaram o corpo" para citar as palavras das nossas fontes. Um autêntico desastre militar e perda inútil de vidas.
Tudo indica que a Frelimo vai insistir na solução militar até que a sua aviação militar, seu único e último trunfo, fracasse as suas operações de bombardeamento massivo aos redutos das perdizes. Neste momento técnicos brasileiros e romenos estão a treinar/capacitar pilotos moçambicanos e a reparar os aviões (mig-21 e tucanos). Nesta nova investida militar, o "governo" da Frelimo conta com assistência militar "a socopa" do regime de Robert Mugabe que poderá ceder não só a sua base aérea de Buffalo Range (perto de Chicualala) mas também poderá ajudar com os seus mig-23 estacionados em Hill Torn.
Não haverá diálogo nenhum sem que a Frelimo faça mais uma ofensiva apoiada pela aviação de guerra.
Por enquanto a paz é uma miragem.
Unay Cambuma
In https://www.facebook.com/unai.kambumamatsangaisse/posts/227552017593605
 
EY: Nós já esperávamos isso e para tal não surpreende a nenhum moçambicano porque Nyusi já nos habitou que quando aparece nas camaras da televisão com discursos falaciosos de querer diálogo com Dhlakama é porque já preparou a armadilha para o outro. Os discursos mediáticos de preocupação pela paz não passam de uma mentira para desviar a atenção pública nas suas operações. felizmente o moçambicano de hoje é diferente daquele dos anos 64-75...... Esta luta é contra os pobres, Nyusi e a Frelimo quer acabar com os pobres em Moçambique e já estamos a ver quantos jovens pobres morrem diariamente......

2 comentários:

  1. Os fãs da Renamo exageram a informação também....o tempo que levam no mato atacando civis séria oportuno para frequentar a faculdade com vista a desenvolver o país.

    ResponderEliminar
  2. O Dhlakama já não tem papos, porque enganou os seus seguidores que já iria tomar poder e nunca acontece, por limitação, usa os fomintos entregando armas para tirar a sua vergonha de incapacidade e falácias.

    ResponderEliminar