"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 2 de agosto de 2019

A VICTÓRIA EMINENTE DA FRELIMO E O ALASTRAMENTO DOS ATAQUES DOS INSURGENTES






A exclusão socio-economica e a Paz Definitiva não se resolve com DDR.



O acordo de paz assinado pelo PR e o Presidente da Renamo, é uma simples encenação que nao terá nenhum efeito satisfatório para os moçambicanos. Ou seja, é um simples fiasco, para acomodar os interesses e a victória da frelimo. As armas calaram e vão recolher, mas depois das eleiçoes voltarão a soar nas nossas estradas. A própria frelimo levará as armas de volta aos guerrilheiros para lutar contra a desgovernação da frelimo.

A frelimo nunca aceitou a existência de uma força de defesa e segurança republicana; um serviço de inteligência republicana e não um que controla os cidadãos que não concordam com a forma de governação e criticam. Para a progressão de carreira profissional ou ser contractado como funcionário do estado, não deve depender do cartão vermelho ou ser filho/familiar de um governante.



Enquanto a capitura do Estado e a partidarização do Aparelho do Estado permanecerem; enquanto a requeza ou seja os recursos naturais continuar a beneficiar numa única minoria; enquanto a exclusão sócio-economica perpetuar-se; enquanto a frelimo continuar a nao respeitar a vontade do povo nas urnas; enquanto a frelimo continuar a usar a CNE, FIR, POLÍCIA, CC, para cometer ciclicamente fraude eleitoral; enquanto a frelimo continuar a usar a POLICIA e a FIR para reprimir as manifestaçoes populares, nunca teremos a PAZ que todos nós desejamos.



As instituiçoes do Estado nao devem estar ao serviço da frelimo porque libertou o país. De facto, o que os moçambicanos precisam é de libertarem-se dos libertadores. Os nossos libertadores actuam piores que o colonialismo Português. A frelimo precisa de desarmar a sua mente e a promiscuidade governativa entre a justiça e o executivo. Por isso, repito, a Paz, a estabilidade e progresso do país nao se alcançam com a DDR, mas sim o desarme da frelimo.

A frelimo usa armas para oprimir e humilhar o povo e desvalorizar a vontade expressa nas urnas. O desarmamento da renamo é uma grande perda para o povo. Claro todos queremos a paz, mas nao seria neste momento.

A frelimo tem medo do resultado das eleiçoes de 15 de Outubro próximo, por isso correu em desarmar a renamo. Na verdade isto nao é suficiente. Assinaram varias vezes acordos iguais para acomodar interesses, mas vemos o que neles resultaram. Um fracass! A frelimo nao está interessada a resolver o problema de miséria que ela impoe no povo.



Dhlakama em vida pediu ao Nyusi que autorizasse a levar uns vinte Rangers para resolver o problema de Cabo Delgado e negou. De momento os insurgentes alastraram-se quase para toda zona norte de Cabo Delgado, massacrando o povo Mwani e Makuwa e  nunca aos Makondes. Como o PR já nos acostumou dizer uma coisa e fazer outra, ou desmentir numa outra ocasião, é coisa de dizer que os discursos que faz sobre este assunto, nao é verdadeiro. Alguma coisa a frelimo sabe sobre este tema.

Dai que, a eminente victória da frelimo nas eleiçoes de outubro significa o alastramento dos insurgentes, consolidação da corrupção e do colonialismo doméstico. Digo eminente victória, porque uma vez desarmada a Renamo, a frelimo tem carta para fazer e desfazer como quiser. Verao que este ano a Renamo será reduzida ao nada, e mesmo com a possibilidade de ganhar na Zambézia onde tudo está claro que a victória é para a renamo. Aliás, a pouco tempo o PR, afirmou que “se a Zambézia nao resolve, Gaza vai resolver”, numa alusão de que o resultado  eleitoral fraudulento já está feito, faltando anunciar oficialmente.



A oferta dada pelo saudoso Dhlakama e negada pelo PR, é uma coisa questionável. Se negou porque confiava nas FDS, porque é que até hoje nao resolveu o problema? Porque encarceram os jornalistas que reportam a verdade que acontece lá? Porque há maior interesse em DDR e nao em resolver o problema dos insurgentes? Porque é que quanto mais falam da situaçao de estar controlada e apelos de desistirem com as suas acçoes pioram o ataques, numa clara reprovaçao e desvalorização do que dizem? O que escondem? Agora se me permitem perguntar, que tipo de Paz Dfinitiva assinaram? Ou querem nos dizer que aqueles Mwanis e Makuwas que sao assassinados lá no norte de Cado Delgado nao sao Moçambicanos merecedores de paz e tranquilidade? Quer nos dizer que

toda  aquela engonharia militar deste país que foi transferida para Cabo Delgado com toda mega logística é só para tapar o sol com peneira e fazer de contas que estao interessados en defender as vidas? Mentira pois os insurgentes continuam a matar povo inocente.



Como não são capazes de dar respostas ou nao querem responder a estas questoes, dá uma linha verde ao povo e a comunidade internacional a tirar as suas conclusoes. Assim que a victória da frelimo significa o alastramento dos insurgentes para toda zona Norte e posterior descida para o Centro.



As diferenças abismais de tratamento entre o Sul e Centro e Norte, é uma das grandes causas da instabilidade no país. O sul sempre a humilhar e roubar os recursos que o centro e norte tem para desenvolver o sul.  “Os académicos oriundos do sul defendem com garras a Frelimo enquanto os do centro e norte querem manter seus benefícios e não a verdadeira igualdade de Moçambique. Vamos aos cenários que todo moçambicano deve ter em mente mesmo com conluio da Russia, Israel, EUA que não tira do poder o regime em defesa dos seus interesses:

1. Moçambique está na situação que levou a divisão do Sudão,

ü Moçambique está na situação Independência da Eritreia,

ü Moçambique está na situação de guerra pós eleitoral na Costa do Marfim que durou três anos mas devolveu a vontade do povo mas como Moçambique não tem oposição mas sim gananciosos por isso assistimos fraudes atrás de fraudes.

2. Cenário inexcedível de Moçambique:

§ Maiores investimentos estão no sul,

§ Estrada troço Malema Cuamba já terminou? Quem fala dele? Nada mas se estivesse no sul era prioridade.

§ Centro e norte regiões de exploração para alimentar o sul.

§ O gás de inhambane que beneficio tem para centro e norte?

§ Porque não fazem dobagem de gás de temane para centro e norte?

3. Que benefícios tem os trabalhos da Vale no norte? Falar de emprego para jovens numa proporção muito desajustada em que muitos jovens do centro e norte têm pouco acesso não joga.

4. As realizações cantadas para mostrar serviço estão desequilibradas em que o norte e centro estão muito atrás. Falar de estradas, pontes, hospitais, furos de agua tudo mal feito e mau atendimento não joga.

5. O País está nas mão de estrangeiros. Desmentem? O país pertence a china todas obras a china é quem realiza. Desmentem?” (Jorge Valente)



Seguramente, se o problema de Cabo Delgado fosse alguma parte do sul já teriam resolvido ha bastante. Se estrada Malema Cuamba, Cuamba Lichinga e a linha Ferrea de Cuamba a Lichinga fosse no sul já teriam resolvido a anos. A N1 de Save a Nicoadala, se fosse no Maputo Gaza, teriam resolvido. Fazem políticas exclusivas, regionalistas/tribais e quando os excluidos falam chamam de serem tribalistas, quando na verdade é o contrario.



A continuarem assim, preparem-se para o pior. Tarde ou cedo, este país vai se dividir por vossa culpa e ai quem sairá a perder serão voces e o povo a rir.  Desarmem as vossas mentes e nao espalhem os insurgentes para todo o norte. Mais que a DDR, vocês é que precisam disso, se não o acordo assinado ontem, vai terminar nos finais de outubro.



Mais, não disse.
Axinene

Sem comentários:

Enviar um comentário