"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Polémica sobre substituição de Edson Macuácua adiada sem data marcada


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Comissão Parlamentar de Inquérito sobre dívidas ocultas
Estava marcada para hoje a apresentação e eleição de Sérgio Pantie para substituir Edson Macuácua, mas a presidente da Assembleia da República adiou o debate a pedido de uma das bancadas parlamentares, Frelimo ou MDM, mas não disse qual.
Foi adiado mais uma vez o debate que havia sido marcado para hoje, sobre a substituição de Edson Macuácua da Comissão Parlamentar de Inquérito que está a investigar as dívidas escondidas.
Como temos vindo a escrever, Edson Macuácua foi afastado da Comissão Parlamentar de Inquérito por conflito de interesses, que deriva da sua ligação ao ex-Presidente da República Armando Guebuza, o qual, juntamente com Filipe Nyusi e Manuel Chang, endividou ilegalmente o Estado. Edson Macuácua era conselheiro e porta-voz de Guebuza.
O debate que culminaria com a indicação de Sérgio Pantie para substitiuir Macuácua estava marcado para hoje, mas dois factores podem ter contribuído para este adiamento.
Depois da contestação pelo MDM sobre o n.o 2 do Artigo 71 do Regimento da Assembleia da República como fundamento legal usado pela bancada parlamentar da Frelimo para substituir Edson Macuácua, a bancada da Frelimo fez um aditamento à nota em que citava aquele artigo como fundamento legal para a substituição de Macuácua, solicitando a correcção da fundamentação legal. No aditamento, a Frelimo aparece a citar o n.o 3 do Artigo 94 do Regimento da Assembleia da República, que tem a seguinte redacção: “Nas comissões ‘ad hoc’ e de inquérito não são admitidas substituições, salvo nos casos de doença prolongada justificada ou impedimento definitivo”.
Por outro lado, o MDM questionou o tempo que separa o momento da apresentação do documento e o momento do debate. Este documento foi apresentado com menos de 24 horas de antecedência para o debate, violando o Regimento da Assembleia da República, no n.o 1 do Artigo 133, que tem a seguinte redacção: “As propostas de emenda do texto original são distribuídas aos deputados, sempre que possível, nos três dias anteriores à discussão”. Isto pode ter contribuído para o adiamento do debate.
O “Canalmoz” sabe que a Frelimo tinha pedido à presidente da Assembleia da República para adiar o debate, pois queria mais tempo para se preparar. Este assunto não foi tornado público por Verónica Macamo, para evitar o que seria a segunda humilhação pública da Frelimo, depois de ter citado o artigo errado do Regimento da Assembleia da República. (André Mulungo)
CANALMOZ – 04.11.2016
NOTA: Independentemente do Regulamento da AR, não vejo que haja conflito de interesses pois Conselheiro ou Porta-Voz não é cargo executivo. Ou ele já “assinava pelo Presidente”? Será mais um que conhecia os "dossiers"  e ficou calado (embora actualmente deputado). Que mais pensar?
Fernando Gil

EY: Caro Gil, Macuácua é pessoa de confiança de Guebas. Se se lembra em muitas ocasiões Macuacua apareceu a falar em nome do presidente como se de presidente tratasse!

Sem comentários:

Enviar um comentário