"Só faltava mais esta!!"
Quando foram dizer a Salazar que havia petróleo em Cabinda, a resposta do ditador não podia ter sido mais lacónica.
Só faltava mais esta!!
Em Afungi, lá no Norte de Moçambique, ainda não foi explorado um metical de gás, mas as guerras para dividirem a riqueza do gás sempre pelos mesmos, estão aí.
Os 28 milhões de Moçambicanos vão ver a riqueza do gás natural por um canudo, nada vai beneficiar o bom povo Moçambicano.
Os Mwani povo Muçulmano, estão a ser instrumentalizados para cortar cabeças, queimar e destruir o pouco ou nada que as populações lá no norte tem.
Diz-se que gente grande da Frelimo está por trás, gente que vai perder os negócios escuros, que lhes tem permitido acumular fortuna ao longo dos últimos 20 anos.
Achamos estranho os ataques, as aldeias Makondes ali tão perto e nenhuma aldeia Makonde foi atacada até ao momento.
Depois dos ataques onde já foram assassinadas mais de 200 pessoas, apareceu o ciclone Kenneth, não foi tão mortífero como o Idai mas destruiu milhares de habitações rudimentares.
E agora, só faltava mais esta!!!
A Anadarko decidiu ser comprada pelo Oxi, que imediatamente vai vender os ativos em Africa por 8,8 biliões de usd à Total.
O rasto da Total em Africa relativamente à exploração petrolífera não é o mais favorável, anteriormente conhecida como Elf, os escândalos foram tantos, suporte a ditadores Africanos, negócios escuros, subornos e corrupção foi o rasto deixado pela Elf em Africa.
Agora mudou de nome, tem um nome pomposo Total, as moscas mudaram mas infelizmente a mer..a é a mesma.
Não são noticias nada boas a troca da Anadarko pela Total para o bom povo Moçambicano, para os Franceses no jogo vale tudo desde que atinjam os seus objectivos e ética é aquilo que a Total tem de muito pouco.
(Recebido por email)
Sem comentários:
Enviar um comentário