A Renamo decidiu fazer o seguinte: DEIXAR... Até porque está sendo embaraçoso.
. O diálogo em curso para a suposta paz efectiva que tem como os intervenientes, nomeadamente: Renamo e o governo mafioso da Frelimo, está a registar fracassos nos últimos dia. O processo emperra justamente por falta de seriedade por parte da Frelimo.
. As declarações tornadas públicas recentemente pelo presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, no conclave do Comitê Central, na Matola, nas quais apontou a Renamo como culpada no fracasso das negociações, são prenhes de mentiras e propaganda enganosa.
. As razões que fazem com que o processo de diálogo para o Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos Comandos Militares da Renamo não prossiga, são a demonstração da falta de vontade política da Frelimo para trabalhar com os indicados pela Renamo e a recusa de enquadrar os oficiais vindos daquele partido no Serviço de Inteligência e Segurança do Estado (SISE). A Frelimo está a demostrar claros sinais de desdém aos oficiais apresentados pela lista da Renamo e nega também veementemente de enquadrá-los na Secreta. O governo da Frelimo não deseja ninguém vindo da Renamo a fazer parte no SISE. Em suma: é um ensaio para mais uma burla. Querem que a Renamo entregue as 150 armas que as possui oficialmente à luz dos AGP ,em Roma, antes das eleições presidenciais, legislativa e provinciais de Outubro porque já planejou tudo e já tem a dimensão das fraudes que vai engendrar. Com a Renamo sem armas, ela fica sem suporte para sequer se defender mesmo diante de humilhações e gozações. Atenção!. Não sou apologistas de guerras e mortes de qualquer que seja cidadão, mas também não gosto que um partido político se mantenha no poder por via de fraudes eleitorais. Não é bom em qualquer lugar do mundo contrariar a vontade genuína de um povo. Dê ao Cesar aquilo que é dele por direito. A FRELIMO Recusa integrar oficiais da Renamo no SISE, por quê?. Qual é o receio?. Eles não são moçambicanos que também merecem servir aos outros moçambicanos?. Qual é a agenda aqui, mesmo?.
. Essas são as razões que fazem parte do rol de tantas outras que fazem com que o processo continue a fracassar, a emperrar até agora. Desta feita, a Renamo resolveu fazer o seguinte: DEIXAR... porque até é embaraçoso.
Sem comentários:
Enviar um comentário