"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 13 de maio de 2019

Senhor comandante coloque o seu lugar a disposição

domingo, 12 de maio de 2019

Ouvir com webReader


Sem desprezar algum trabalho feito, a nossa polícia sempre foi ridicula que eu saiba, mas desta vez atingiu o cúmulo do ridículo ao ponto da irracionalidade humana e oferecer deste modo ao público moçambicano um teatro gratuito. Pra quem viu aquele teatro protagonizado por comandante geral da República convidando a imprensa visivelmente dando-se ares de superioridade e com direito a humilhar em publico os seus colegas da corporação dar-se-ia imediatamente conta do vazio da liderança responsável de um Estado de direito baseada em pressupostos e princípios universalmente reconhecidos de direitos humanos, proprio de Estado de direito e democrático.
Uma responsabilidade e o exercício de funções não dão direito a abusos. Um comandante da Polícia é um cidadão igual a outros milhões de cidadãos moçambicanos. Quem lhe conferiu o direito de humilhar publicamente outros moçambicanos. Não há tribunais em Moçambique? Qualquer um condenado, seja qual for o crime, não tem direito de defesa, honra e bom nome?
Como a inteira sociedade moçambicana permite que um comandante da Polícia substitua inteiros tribunais fazendo-se passar ele mesmo por um juiz? Que nível de arbitrariedade são estas? Será este um Estado de direito? Parece um país de bananas onde cada um entende e faz o que melhor lhe passa pela cabeça.
O que terão feito aqueles homens também não se percebeu. A única coisa que pude ver e perceber era um espetáculo sem graça de um senhor vangloriado e dando-se ares de superioridade através de ameaças e com direito especial de humilhar publicamente os seus colegas da corporação. Nem um presidente da República pode permitir-se tamanha barbaridade, arbitrariedade e violação dos direitos humanos ao olhar impávido da inteira sociedade que assiste.
Quando muitos países incluindo africanos celebram o progresso e a gradual conquista da democracia, de liberdades e respeito dos direitos humanos etc. eis que aparece arbitrariedade.
Um comandante de polícia pode substituir os tribunais? Será ele mesmo um tribunal? Não existem tribunais em Moçambique? Aqueles senhores não tem direito a defesa, a honra e ao bom nome? Como é possível tamanha barbaridade no século 21?
Diante deste esperaculo faz-me recordar a violência material e psicologica gratuita do século passado revivendo arbitrariedades do autoritarismo e das ditaduras comunistas dos anos 70 e 80. Quando as pessoas eram julgadas e condenadas ou assassinadas em publico sem defesa e o respeito pelos direitos humanos e dignidade de cada homem.
Parece historias do tempo de Campos de Reeducação. Difícil acreditar que isso aconteça em pleno século 21.
A pergunta que cada um pode fazer-se é como foi possível um senhor daquele chegar ao mais alto nível da patência policial sem carácter nem dignidade e tenha conhecimento basico dos direitos humanos e respeito pela dignidade pessoa humana? Como foi possível a sua Excelência Senhor presidente da República nomear e ter confiado num individuo desta natureza? Que tipo de liderança era aquela? Mostrar a sua grandeza do comandante e humilhar aqueles desgracados?
Estamos a voltar atrás de 50 anos. Um semelhante espetáculo não é possível ser visto no século 21 em países civilizados tanto menos em Estado de direito e democrático. Como é que a sociedade moçambicana permite?
Percebi que a intenção do comandante podia ser atrás de ameaças e expulsão pública dos membros de corporação como um acto intimidatório desencorajar quem ousa falar da Polícia nas redes sociais. Falou de um certo Unay Cambuma. Pensa senhor comandante isso possível? Nenhum país hoje já conseguiu travar a liberdade de expressão das redes sociais. Quem tentar cai no ridículo como quem tenta tapar com peneira o inteiro sol e oferece o esespetáculo semelhante.
Hoje todos percebem que as instituições do Estado são públicas quer dizer que elas pertencem a todos moçambicanos e sobre todas as coisas qualquer um tem o direito de se pronunciar. Isso chama-se cidadania e democracia.
O senhor comandante deve saber que a policia não é uma instituição privada. Quem gere as instituições públicas deve estar preparado ao conflito dialético próprio de sociedades modernas. Quem não quer críticas saia e deixa quem está aberto a confrontação democrática do pluralismo e diversidade de ideias e ao direito a crítica.
Percebi que o Senhor comandante quer mandar calar as pessoas, os membros da sua corporação através de ameaças e humilhações públicas incutindo medo. Acha esta uma solução aos problemas? Não será melhor adequar às instituições que dirige as novas e sempre crescente dinâmicas das sociedades modernas? Hoje as pessoas ja perderam o medo, cala uma voz nasce a outra. A democracia é um percurso sem retorno por mais que nos ofereça um espetáculo dos Campos de Redução dos anos 80. Que ridículo.
Comentários
  • Helder Waka Moiane Foi muito triste vi aquele espetáculo gratuito
  • Mana Ju Chongue Wacossa Tambem não gostei
  • Henriques Luis Matsenguane Não sei como é que os filhos, amigos e familiares daqueles cidadãos se sentem perante tanta defamação.

    Aquele acto reune todos os requisitos para os visados pedirem indeminização pelos danos que tamanha difamação causou.
  • Helio Alberto Caravela Um líder que não sabe gerir emoções. Lamentável.
  • Rafa El E está aí: o comandante geral da polícia da república de Moçambique é formado em DIREITO. Quid juris.

Governador de Nampula foge do Palacio por causa de Ratos

Ouvir com webReader


Já falando de um assunto interno
Consta que o Governador da Província de Nampula abandonou o palácio devido a praga de ratos que assaltou a mansão.
Pelo que consta no jornal editado localmente, o Ikweli, de que director é meu amigo, o Aunicio da Silva, há três meses ou mais que governador e sua família moram fora do Palácio.
Isto é mau; os ratos não podem fazer isso. Eles, os ratos, deviam saber que o governador precisa de um lugar condigno e longe deles para poder trabalhar em prol do desenvolvimento do país e especificamente, da Província de Nampula.
Por outro lado, sabemos todos que a Cidade de Nampula é governada pelo Senhor Paulo Vahanle desde 2018, mais concretamente desde Abril de 2018 (um ano e alguns dias, até hoje). Sabemos também que um dos problemas de governação de Vahanle é a sua incompetência na gestão do lixo e limpeza da cidade. Todos os nampulenses são unânimes em afirmar que Vahanle deve fazer melhor para devolver à cidade, o merecido brilho dos tempos do falecido Amurane. A sujidade, o lixo e a sua não remoção proporcionam o surto de pragas como ratos, baratas ou moscas; vetores de doenças como peste bubónica, cólera e outras doenças. É, por asism dizer, essa condição a que os nampulenses estão potencialmente expostos.
PS: Parece-me que, para um governador de província, ficar três meses fora do palácio fugindo de ratos é tempo demais. Se mesmo a retoma da normalidade pós-Idai levou apenas um mês, parece-me exagerado ficar esse tempo todo fora de casa por causa de ratos. Existem formas simples e eficazes de purgar os ratos do palácio. É muito mais barato e rápido que gastar dinheiro em habitações alternativas. Nós cidadãos desratizamos as habitações de tempos-em-tempos ou, purgamo-los tempestivamente. Volte ao palácio camarada governador e mate os ratos por favor. Imponha-se perante seres inferiores.
Comentários
  • Momad Momad Aconselha-o a adquirir gatos para o Palácio
    6
  • Chadreque Capece Jr. 3 meses fora do Palácio devido a ratos...sinceramente senhor governador
    1
  • Ivanildo Mucavel Os ratos também querem viver, porquê incitar à ratocídios?
  • Joaquim Micas Mas é simples, ele só deve procurar uns dois felinos e o problema está resolvido.
  • Emilio Alberto Excesso de dignidade faz o contrair gastos supérfluos e quando chegar a vez d baratas e mosquitos. ? Rumo será dubai
    6
  • Nacer Choy Egidio Vaz o último parágrafo único é digno da verdade Mano. 

    E mais eu conheço muita gente nas cidades da Beira, Nampula e Maputo que vivem pior que o cidadão Governador. 
    Ver Mais
    7
  • Hélder Bata Há cada coisas neste país. Governador a fugir de ratos. Xiiii...
    • Pedro de Sousa Fugir ratos? Cm tantos homens da uir e upai? Come on?! Se os ratos estivessem em minha casa, fugiria para onde.
  • Henrique Patricio Junior So uma anedota pra saquear dinheiro do povo e melhorar os seus vicios/apetites, nada mais que isso.
    2
  • Mateus Antonio Nota Superstição.
    1
  • Nicolau Huo Muito triste o comportamento dos nossos governantes
    Alguns jornais dizem que o governo paga 40 mil diários para acomodação da sua excelência governação Borges, 3 meses 40 mim diário muito dinheiro, só com 1000 mt e capaz d eliminar até ao último rato do palácio,
    5
  • Agustinho Cumbane Pensei que estivesse no centro de acomodação
    9
  • Jaime Carlos Não encontro outra designação para qualificar o comportamento do governador senão abuso de poder. Ele sabe muito bem que quem vai pagar por isto é o sofrido povo. Uma comissão de inquérido para lá é necessária porque do relatório saberemos de facto as razões deste comportamento. Que de ratos duvido muito, uma outra razão, que a variável corrupção não se descarta, pode ser a que mais determinou a ida para o lugar luxuoso onde está a viver.
    1
  • Mano DU A pergunta que faço é a seguinte: será que não existem casas protocolares? 

    Será racional gastar 40.000,00Mts dia num hotel em momentos de crise como estes? Tudo bem que não se pagou ainda nenhum vintém, mas a dívida está lá e um dia deve se pagar. 


    Será mesmo que não existem casas de particulares para arrendar para acomodar o Governador e sua família? 

    Que raio de gestores públicos nós temos?

    Como ultrapassar e combater a pobreza com Governadores assim?
    3
  • Meque José Meque Ahahaaa outro fugiu da beira nas vésperas do ciclone idai foi se estagnar em chimoio isso não é coisa do outro mundo, se nem o boss maximo dos gajos abandonou o pais logo que o pais foi assolado por ciclones
    2
  • Lutario Mabjaia Meu caro,foste logo as críticas ou a informar o que a edilidade de Nampula é ou como trabalha. Não escreveste que o Palácio está neste momento em obras que provavelmente foi a degradação do mesmo que foi a razão dessa praga de ratos, nem se quer mencionaste que o estado está a já pagou ou está a pagar uma fortuna pela estadia do dirigente e sua família num hotel de luxo.
  • Alcidio Mapalane Muita lucidez nos factos pese embora, tenha colocado em causa o nome do Actual Presidente do Conselho Autarquico em causa.
    Recuando o tempo assistimos numa cidade onde aglutinam "bons gestores" a morte de cocidadãos pelo desabamento da lixeira, teria se acusado incompetência do titular do Municipio?
    5
  • Sérgio Gimo Outras coisas...
  • Fredo Banze Ilustre Egídio vaz, este post tem haver com a edilidade ou com a brincadeira do vosso camarada governador, se o Comiche é bom gestor porquê a cidade de Maputo anda repleto de lixo?
    5
  • Tembo Wambozi Onde um governador foge ratos, não imagino os mesmos nas casas do povo... Que tipo de ratos são esses mesmos?
  • Alfredo D. Baltazar Junto-me à ti no apelo ao retorno do governador ao palácio. Mas não vejo onde o Vahnle entra pois parece que se trata da única residência afectada pela praga ao nível da urbe, para além de ser uma das mais privilegiada em termos de condições e limpeza.
    2
  • Faustino Amade Mas esses são daqui?
  • Inocêncio Samuel Zacarias Isso quer dizer que os ratos da casa do governador é o fruto da má gestão dos resíduos sólidos, perante o CMN? Isso é uma vergonha! Para eliminar os ratos não se gasta acima dos 1000mt, aki em Moçambique.
    2
  • Jorge Rosario Nada a ver com vahale, estes frelimistas gostam de esbanjar nossos impostos. Se formos a cavar bem a origem desse governador la onde cresceu tinha ratos. Imagina quanto paga por dia no hotel Plaza? ???? 
    Ja estamos habituados das façanhas dos nossos dirigentes.
    1
  • Odala Khuinda Onde o governador foge, imagine o cidadão pacato?!!!! Caro Egídio Vaz, tem mais... Porque para além de ratos as fossas sépticas do palácio estão a proporcionar muito cheiro nas casas vizinhas. Vezes sem conta já reclamei e me perguntava se aquele problema não poderia ser resolvido?!!!!
  • Muller Branco Epa Moçambique pah
  • João Pedro Muianga Camarada Egidio Vaz, de facto 3 meses é tempo de mais para o Governador viver fora do palácio por motivos relatados.
    Conheço pessoalmente o Governador Victor Borges, um homem de trato muito simples, por isso faz-me acreditar que para tomar essa decisão
    Ver Mais
    4
  • Hélder Nhantumbo Ainda estou a tentar perceber como validão o golo de Desportivo de Maputo, e consequente derrota do colosso (Manica)Textafrica. Sobre ratos e outros assuntos podemos tratar amanha? Ou por outra, mande me as suas reclamações para o meu escritorio, vou negociar "motombo wa makondzo" ou aquela cola de ratos nas lojas chinas, mil quinhentos no maximo é suficiente. Espero ter sido útil à sua reclamação dotorzinho.
    3
  • Jonidio Sueia Afinal é verdade?
    Não acreditava. Mas ouvindo de uma fonte fiável Egidio Vaz, que não desmentem a informação que alegava uma falácia, estou completamente surpreso 😲...

    Obrigado pela informação.

    Mesmo, VOLTE A CASA CAMARADA GOVERNADO VICTOR BORGES
  • Mindo D'avila Sobre os ratos só pode ser maõ externa
    3
  • Li Oliveira Suleiman SeifoLeva saco de malambe para sodotor. 

    Gostei do que disse.
    1
  • Mateus Mateus Jr. Bom português, diz-se: "Incompetencia ou incapacidade? Falando dos ratos a ser verdade parece um caso supersticioso, semelhante ao "George Wea" abandonou seu escritório para trabalhar em casa. Abandonar 3 meses no palácio não é normal e ele não é criança....só pode ser superstição..."open eye's"!
    3
  • Imobiliária Maputo Higiene, que falta lá. ...
    2
    • Samuel Bernabe Imobiliária Maputo, Concordo. Todos edifícios públicos ou privados devem ser desratizados e furmigados. Há assunto de falta de higiene neste caso
  • Alfredo Matavele O que eu sei é que ratos gostam de sujidade, se estam lá no palácio significa que há condições para eles 🐀🐀🐀🐀estarem
    • Egidio Vaz Exactamente. Porém, a sujidade remove-se. Esse é o trabalho que deve ser feito
      2
    • Jorge Jemusse Phir Egidio Vaz o que eu sei é ratos gostam de sujidade ,quer dizer aond q vive ou dorme governador não faz limpeza..
  • Warchild Vilakazi Não são ratos. Ele sabe porquê deixou o palácio. Esses ratos somente atacam o governador? Sera que os residentes a redores da cidade também abandonaram as suas casas? Que procurem produtos químicos(ratex) de modo a combater esta praga.
  • Fernando Caetano Mbuya Egidio Vaz Paulo Vahanle governa a cidade de Nampula. É verdade isso?
    2
    • Egidio Vaz SIM é. Ele é o Presidente do Conselho Autárquico daquela cidade.
    • Joaquim DoCastelo Egidio Vaz , quem deve remover a sugidade em volta da casa do governador nao eh o Presidente do Municipio. Sejamos serios.
    • Miro Guarda Joaquim DoCastelo, quem deve fazer esse trabalho? Tu?
  • Germano Milagre Vahanle foi eleito e o governador foi indigitado pelo PR. Sendo o povo que elege o patrão do PR ... deixem os ratos trabalharem 😂😂😂
    4
  • Nally Ezequiel Cda Egidio Vaz bem bem bem bem são ratos de 4 patinhas mesmo?
    Boa sorte Cda Governador. Hehehehehehhehehe
  • Andre Uaciquete Matimbe Eu e tu e todos nós sabemos quem está a governar Nampula é o Victor B. O sr. Vahale é presidente do CMCN e não cabe a ele limpar o palácio do Governador. Caro Egidio Vas com todo respeito e admiraçao que tenho pela tua (in)capacidade de analise dos factos, eu acho que nao é bonito invocares incapacidades e incopetencias ao presidente do CMCN o sr. Vahale ... O teu camarada VB precisa voltar pra "casa," sim e isso depois de tentar solucionar o problema...ate pode ser por via da palhota.
    2
  • Madlha Nhuku Onde entra Vahale aqui???Todo o munícipe de Nampula fugiu de suas residências para o hotel?Alguém mais de Nampula reclamou de ratos?
    Senhor,escove e lamba com civismo.
    4
  • Joao Jordao Jota Mas custa comprar gatos e acabar com isso duma vez
    1
  • Osman Richgang Bota ratos nisso
  • Adriano Muchanga Paulo Vanhale é para fazer limpeza no interior da casa do governador ou por comprar ratex e ou gatos para cada casa dos municípes,vamos ser racionais por favor.
    3
  • Nenhuma descrição de foto disponível.
    2
    • Pedro Muando Que merda. custa comprar gatos?
      1
  • Pedro Muando Que mediocridade
  • Ergilio Nhambongo Dá nisso esquecer família quando você sobe na vida e aí derepente você só vê eles no portão de casa com todas as suas trouxas...
    E o conselho municipal não tem nenhuma culpa nisso isso é apenas uma prova de que ele deveria estar a viver lá na lixeira com os ratos emvez de estar no palácio
    2
  • Carmona Uanicela Camarada Victor Borges volta a palácio poderia sim usar alternativas mas barata, como a casa de hóspedes sob risco de precipitar o GCCC a iniciar uma investigação para apurar a verdade material...
    1
  • Ido Alfred Um GATO pode ser a solucao.
  • Germano Pais O Governador (Gabinete) não tem "mola" para desratizar a casa onde vive há 4 anos? Está espera do orçamento do Estado?
    1
  • Clovis Macave Um governador com senso de estado sequer deveria ter abandonado o palácio por conta de ratos...eh ridiculo isso...que desculpa tao estapafurdia meu deus!!! Esta estadia em hotéis me parece ter outras nuances, e não descarto a ideia de se pretender justificar ou tampar algum rombo no orçamento da província.
    1
  • Nelito Luís Forma de roubar e justificar roubos
  • Francisco Wache Wache Mano, quanto tempo ficou no hotel o vice presidente do parlamento? O problema é exclusivamente de ratos ou estão a reabilitar a casa. Não entendo a relação entre eliminar ratos e a reabilitação da casa de que se fala.
  • Ricardino Jorge Ricardo Ele pensa que fugindo para o Hotel resolveu o problema de ratos? Acho que mesmo lá onde refugiou não está sossegado, por que os demônios não têm medo do melhor hotel.
    1
  • Joaquim Tesoura Tem lá um admnistrador da cidade, mas os serviços de veterinaria/saude é que estão incumbidos desta matéria.
  • Benjamim Rosa Será a ma gestão do município uma causa para a reprodução dos ratos que desalojaram o senhor governador da sua residência oficial? Se for o caso, então em que município se localiza o hotel para onde mudou?
    4
  • Vasco Juma Achá grato EVR tiraste palavras matar ratos custa 100Mt na minha casa talvez no palàcio custe 1000Mt serà mais barato sempre
  • Vasco Juma Achá Um dirigente deve ser líder e nao fraquinho mais que um rato
  • Sergio Conceição Um governador que não consegue combater uma praga de ratos e como se não bastasse foge de casa, não está preparado para governar o povo. Se fosse casado com uma negra provavelmente não tivesse fugido!!! Muito fraco este homem, e Nyusi devia o trazer de volta a casa. Arry, e anda a gastar o dinheiro do povo com hotéis por medo de ratos e baratas? Mariazinha!!!
    3
  • Manish Cantilal Sao erros k os camaradas estao proibidos de cometer
    3
  • Jemusse Abel Tenho medicamento de ratos.. Cada pacote está 90.000! Para um palácio daqueles serão necessários 40 pacotes...
  • Alberto Jorge Tovela Nada disso, o governador só não quer morar onde morava aquela senhora que arrombou e roubou o INSS.
  • Arnoaz Draiva Parece piada mais o assunto não está para menos os ratos forçaram mesmo o governante a morar fora do palácio
  • Mendes Paulo Mirasse Pela primeira vez, eu a concordar com um post seu.
    1
  • Boymen Junior Boymen È uma forma de tirar tako dos confres do estado legalmente para campanha este ano
  • Bruno Mendes Uma ratao governador a fugir de outros ratos 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
  • Evaristo Cumbane Este governador devia ser demitido imediatamente pelo uso indevido do palacio e dinheiro do estado pra pagar o hotel onde ele 'e refugiado victima dos roedores. Ele queria que seus vizinhos viessem lhe ajudar a combater os ratos na sua? Ele nao e homem e chefe da sua casa?
  • Armandinho Caula Está a brincar com dinheiro do povo esse Givernador. Demos palácio mas acho que quer viver no hotel esse senhor.
  • Costa Manhiça Qual é a culpa que o Conselho autárquico de nampula tem?? Deixa de ser medíocre
    1
  • Carlos Manuel da Silva Será que não conhecem "Ratex"...granulado cor de rosa é o melhor.Puxa...intruduzir veneno de rato no ensino escolar fazfavor

Sem comentários:

Enviar um comentário