19/05/2019
O Governo malawiano acaba de interditar o recenseamento eleitoral dos moçambicanos, que vinha decorrendo desde o passado dia 01 de Maio corrente.
As autoridades malawianas apontam as eleições tripartidas da próxima terça-feira, como a razão fundamental dessa interdição.
De acordo com uma comunicação do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Malawi, feita ao Alto-comissariado de Moçambique, o processo eleitoral moçambicano só poderá ser retomado após a publicação dos resultados preliminares das eleições daquele país.
A Rádio Moçambique contactou o Alto-comissário da República de Moçambique no Malawi, Jorge Gune, que confirmou a informação e lamentou a posição tomada pelas autoridades malawianas pois, segundo as suas palavras, todo o processo que tinha sido iniciado fica embaraçado.
Jorge Gune disse respeitar a posição das autoridades malawianas e explicou que esta é a primeira vez que o Malawi interdita um censo eleitoral de cidadãos moçambicanos.
Nos primeiros nove dias do processo, mais de quatro mil cidadãos moçambicanos residentes no Malawi já tinham sido recenseados, nas vinte e cinco brigadas criadas para o efeito, dos vinte e cinco mil potenciais eleitores previstos.
RM – 19.05.2019
Sem comentários:
Enviar um comentário