21/05/2019
Do Rovuma ao Maputo são 3 ou 4 dias de carro, o mesmo que ir de Lisboa a Paris, só que não em auto-estrada.
Moçambique tem uma costa maravilhosa, recortada cheia de portos e lugares abrigados, o transporte marítimo sempre foi utilizado para conectar as aldeias, vilas e cidades.
Quando Vasco da Gama chegou à Ilha de Moçambique, já os barcos à vela andavam para cima e para baixo na Costa Moçambicana.
Agora com o desenvolvimento, as estradas melhoradas, o avanço dos carros e dos camiões, tudo passou a ser transportado por camião.
O transporte por camião em pequenas distâncias faz sentido, agora em grandes distâncias é caríssimo, encarece e em muito os produtos, essa uma das razões porque a vida em Moçambique, não é cara, é caríssima.
Um quilómetro de estrada a construir custa 1 milhão de usd, o camião é importado, gasta gasóleo, pneus, óleo, tudo e importado, esses custos no final são suportados pelo Moçambicano que ganha 3 000 meticais por mês.
Será isso evolução?? Há mais bicicletas, mas haverá mais desenvolvimento??
A costa Moçambicana esta aí disponível, o Moçambicano é marinheiro porque as mercadorias não são transportadas por via marítima??
Criando postos de trabalho e reduzindo os preços dos produtos.
Uma lancha à vela com 15 metros, carrega 18 toneladas, 2 canoas transportam o mesmo que 2 camiões cavalo, pode ter um pequeno motor a ajudar quando o vento não é de feição.
Madeira não falta em Moçambique, carpinteiros e marinheiros também não, porque as canoas e lanchas estão a morrer??
Uma lancha à vela, não gasta pneus, não gasta óleo, só gasta tempo, mas tempo não falta ao Moçambicano e cria postos de trabalho, aqui onde o povo não tem trabalho.
Enfim, Moçambique terra rica de gente pobre.
(Recebido por email)
NOTA: Além de centenas de pequenas lanchas existiam, que me lembre, mais de 10 navios de cabotagem em Moçambique aquando da independência. Alguns exemplos nas fotos acima.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE
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