Diálogo político
O Presidente da República, Filipe Nyusi, pronunciou-se sobre a tensão político-militar no país, que ainda não encontrou desfecho. Diz que o processo de restabelecimento da paz não depende só dele e do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, mas de todos moçambicanos.
“Se dependesse só desses dois, provavelmente estaríamos a ter outra linguagem”, disse Filipe Nyusi, realçando, contudo, que está esperançoso para um alcance rápido da paz. “Sinto que, com o apoio e a consciência de todos moçambicanos, estamos na altura de muito rapidamente alcançar algum consenso. Não deixem essa missão para o líder da Renamo e o vosso Presidente apenas”, acrescentou.
O Presidente da República reafirma, ainda, que os mediadores do diálogo político não têm nenhum poder de decisão se não houver vontade dos próprios moçambicanos, por isso apelou ao envolvimento de todos. “É uma tarefa de todos moçambicanos. Os estrangeiros podem vir para dar a sua contribuição como amigos, mas nunca podem estar do lado de um e não de outro, na família que está em conflito”, refere o Presidente da República.
As declarações de Filipe Nyusi foram feitas na Presidência da República, aquando da saudação que endereçou a um grupo de pessoas com deficiência, alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinalou em todo o mundo.
EY: Se o senhor Presidente, não mente para o povo como sempre fez, como justifica os confrontos militares na serra da Gorongosa? Será que não está perdendo mais uma oportunidade de se calar. "Depende de todos moçambicanos" que Moçambicanos se refere (a Frelimo)? Muitos ja tentaram contribuir com propostas, críticas no que não está bem e propondo os caminhos viáveis para a paz, e muitos foram silenciados e alguns eternamente. Assim todos andam com medo de falar. Podia dizer-nos senhor presidente em que todos moçambicanos podem fazer?
Sem comentários:
Enviar um comentário