"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O CESSAR FOGO DE DHLAKAMA

Ouvir com webReader
Unay Cambuma

Depois de anunciar a cessação temporária das hostilidades, o lendário e mitico lider da Renamo, Afonso Dhlakama, demonstrou ser um grande chefe militar e que tem controlo absoluto das suas tropas e também o homem mais forte e poderoso de Moçambique isto porque de facto, as forças da Renamo pararam imediatamente com os ataques.
A paz voltou temporariamente ao país, segundo informaçoes postadas pelos internautas Nitafa Nomo e Nzungu Ndine, hoje as colunas de todos os troços circularam sem escolta, se bem que pode se considerar colunas. Nas esquinas as pessoas pedem que o lider da Renamo dê mais de trégua ao invés dos 7 dias anunciados. Realmente o lider da Renamo demonstrou ser homem da paz e democrata e esperamos que a frelimo aproveite esta oportunidade para resolver de uma vez por todas o diferendo que tem com a renamo.
Mas está trégua ja está a ser ensombrada por dois graves incidentes ocorridos hoje em Gorongosa e Nampula. Em Gorongosa, um grupo das forças da frelimo saiu da sua posição em Ntondo e percorreram 15km até a Nhabirara, onde saquearam os bens e queimaram todas as casas de um prospero agricultor local. Já em Nampula, acaba de ser morto a tiros um deputado da Renamo e segundo o internauta Mankhandazi Makhalela, o corpo do malogrado ficou muito tempo estatelado e guarnecido por policias.
A vista destes incidentes, a renamo nao pode de forma alguma manter a trégua ou no minimo jamais deverá prorrogar o prazo da trégua caso a frelimo continue com os seus actos criminosos.
A renamo não pode continuar a demonstrar boa fé enquanto o povo e sobretudo os membros e quadros estao sendo massacrados pelos esquadroes da morte.
Não faz sentido a renamo declarar uma trégua e ainda assim a frelimo continuar a massacrar a ala política e civil da renamo. A renamo ja mostrou bastas vezes que é pela paz e democracia e julgamos que fez o suficiente, agora é a frelimo que deve fazer a sua parte.
 

UNAY CAMBUMA

Sem comentários:

Enviar um comentário