"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Alguns comentários mais acertados sobre a morte da Valentina


Um dos comentários que considero mais acertado sobre a morte da segunda mulher mais rica de África, Valentina Guebuza, é este do Eurico que passo a postar abaixo. Há várias opiniões que expressam sentimentos e ninguém pode ser obrigado a sentir o que de verdade não sente. Cada um tem a sua maneira de chorar com a morte dela. Eu gostaria que a família Guebaz pudesse ler os comentários e escutar os audios do povo sobre a morte da sua princesa e assim saber o quão é odeiado pelos danos causados ao povo.

Eurico Rogério Roque Eu estou completamente indiferente a morte dela, foi injusto sim, mas não me afecta em nenhum sentido!
Mas desde ontem venho observando alguns comentários feitos por Moçambicanos de várias camadas e posso afirmar com segurança que a maior parte deles não está a celebrar a violência perpetrada pelo marido, e nem o acto macabro que sucedeu. Estão a celebrar o possível sofrimento que a morte dela irá causar a família Guebuza em particular. Para muitos Moçambicanos a família Guebuza encarna a causa do nosso sofrimento nestes últimos anos, logo, testemunhar o sofrimento dele é algo prazeroso.
"Respeitar o sofrimento" dos membros da família Guebuza é apropriado se alguém é amigo deles, mas os protocolos são fundamentalmente diferentes quando se trata do resto do público Moçambicano.

Presidente Guebuza é odiado pelos danos que infligiu no povo durante seu mandado - pelo seu legado de desigualdade, ganância e ruptura social que nos afecta até os dias de hoje. É difícil separar ele da sua filha, até porque a imagem que temos da Valentina é de alguém que compactuava com as malandrices do pai.

Exigir que tudo isso seja ignorado neste momento só porque eles estão em dor, ou porque não devemos rir da morte de alguém é meio injusto e irrealista.



Angelo Malunguele Chumane Em meio a tanta dor e consternação, ninguém o poupa, tsk... Uns lamentam o facto de que teria sido ele a ser levado. Mas enfim, ninguém merece morrer, ninguém... O direito a vida é um bem inalienável.
Outros associam a morte de Valentina com uma justiça divina, os pais pecam e os filhos deles pagam. O ódio do povo tingiu a família inteira porque vive o luxo e o povo a sofrer por causa das dívidas ocultas de que ele não se arrepende, se fosse presidente os faria sem hesitar.

O povo está enraivado com pessoas que afundaram a economia do país, querem os culpados paguem por isso. Ja que a instituição da justiça moçambicana não provê tal acto, viram uma oportunidade para afogar as suas mágoas porque um dos filhos do "diabo" foi tirado a vida.
Esta é uma leitura que faço do que oiço falar por ai, pois, outros até, sequer acreditam que ela se foi. Dizem se tratar de uma farsa para o pai cada vez mais se distanciar da culpabilidade sobre o buraco financeiro.


Sem comentários:

Enviar um comentário