"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 21 de julho de 2018

A Frelimo deve se Reinventar ou Ela Poderá Sucumbir

sexta-feira, 20 de julho de 2018


Ouvir com webReader

A Frelimo deve se Reinventar ou Ela Poderá Sucumbir
Diz o ditado, Nada é eterno e um dia Heráclito disse, Tudo está em constante devir.
1. Meus caros, essas deserções constituem um tipo de coligação informal entre o MDM e a Renamo .
2. Há uma mensagem clara que não só é transmitida ao MDM mas também ao partido Frelimo, que está na hora de re-libertar o país.
3. Não me cingirei em especulações para não ser populista, mas tentarei dizer que, no fundo estas deserções não são propriamente resultantes da ganância ou ambição material, consigo ver nelas, um desejo da construção dum verdadeiro Moçambique.
4. Muitas vozes dizem que se trata de incoerência e falta de Integridade por parte dos desertores, eu até que concordaria se disséssemos que se trata duma incoerência estratégica resultante dum cálculo de custo e benefícios.
5. Meus prezados, Moçambique pode estar a passos largos para a sua reinvenção, e se a Frelimo não se readaptar ela pode ser vítima da sua teimosia.
6. Há dias terei dito que, o eleitorado de 90 e de 2000 pouco se interessa com a história de libertação nacional como uma filosofia de propaganda e de mobilização. Esses jovens o que querem é desenvolvimento e não histórias a volta da fogueira.
7. Todos sonhamos com um Moçambique melhor, pois, é quase que um insulto volvidos 4 décadas e com tantas capacidades de crescimento e desenvolvimento, termos que engolir a velha história de que ainda somos um país jovens e isso em parte impede o nosso desenvolvimento.
8. Antigamente não tínhamos dispositivos eletrônicos o que terá em parte contribuído para que não conseguíssemos exergar os níveis de crescimento que as outras nações iam atingindo, e hoje é doloroso e angustiante quando através dos nossos smartphones conseguimos ver o crescimento de Estados que num passado recente eram falidos e falhados.
9. A Frelimo teve uma oportunidade ímpar na história de mostrar não só aos moçambicanos como também ao mundo, que é um partido paternalista e providencialista, mas infelizmente o partido se deixou levar pela ambição dum punhado de burgueses que viram na nossa independência o trampolim para a satisfação dos seus apetites privados.
10. Se a Frelimo não ficar atenta ela poderá ter um dia grandes dificuldades de recuperar a sua legitimidade e até pode não mais ter capacidades de manipulação ao seu favor das instituições de Administração Pública.
11. A Frelimo deve se reeventar antes que seja tarde, que procure resgatar a sua imagem através de políticas públicas concretas que se assentam nas necessidades das massas e não dum grupo de pessoas que nem se quer sabem que existe o termo necessidades.
Atenciosamente

Sem comentários:

Enviar um comentário