"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 11 de dezembro de 2016

ATE QUANTO QUE OS CORPOS DE SOLDADOS PETRECIDOS EM COMBATE,SERAO REMOVIDO EM SANTUGUIRA?

sábado, 10 de dezembro de 2016


Ouvir com webReader

Isabel Joao Joao adicionou 3 fotos novas.


COMANDANTE E CHEFE DAS FORCAS ARMADAS DE MOCAMBIQUE.

Em conversa com um dos sobreviventes, que escapou na terça feira desta semana portanto dia 6 de corrente mês (Dezembro). A conversa levou muito tempo mas vou resumir em poucas palavras. Este amigo é do Niassa, ele diz não conhecer a area foi pela primeira vez. Viu floresta que desde a vida nunca viu e foi pela primeira vez a participar nas operações.
Ele diz que saíram de norte eram quase 2 batalhões a frota era de 7 viaturas, isto no sábado dia 3, esperamos a coluna em Caia no dia 4 e chegamos no mesmo dia em Gorongosa, ai mesmo na vila. A missão ninguém sabia, porque la onde saímos fomos dito que o destino era Maputo para aperfeiçoar o treinamento básica.
No dia 5 e quando chegaram 4 oficiais vindo de Maputo, todos nos concentramos na formatura para prestarmos orientações, foi ai onde que mudou o plano e todos nos ficamos surpreendidos. As operações iniciaram no dia 6 terça feira desta semana que esta terminar.
De facto foram 2 batalhões contra 2 ou 3 dezenas de soldados da renamo, fomos vencidos porque muitos não conheciam area, muitos morreram incluindo comandante de secção, de pelotão e de companhia, não consigo estimar o numero certo de mortos mas do local de ataque restaram muitos cadáveres. Quem eram socorridos eram os que tem patentes mas um qualquer era deixado assim ate outros com probabilidade de vida.
Cada um fugiu pela sua direcção ninguém esperava outro, fomos se concentrar numa zona chamada Tazaronda perto de uma antena, mas eramos quase 200 homens, foi dai onde que pedimos socorro, foi tarde ninguém deu resposta, ficamos 1 dia so no dia 8 portanto quinta feira chega um outro grupo para resgatar os corpos espalhados pela floresta ,o nosso grupo negou por definitivo porque nós ja estamos em combate e não tínhamos munições suficiente.
Eram quase 2 companhias, mas quando entraram nem se quer 1 corpo trouxeram e a cima de tudo foram se subtrair mais, voltaram 80 soldados, ninguém sabe a verdade se foram mortos ou capturados.
Desafiar com a renamo e uma ilusão so que nossos comandantes não entendem, fazem tudo por ambição, o resultado sempre tem sido esta.
Não revoltamos contra o general Minete ele tinha que fugir e respondia que estava em Maputo, mas era mentira .
Portanto esta e a prova que a frelimo foi derrotado em Santuguira, ja está confirmado que ate aqui tem corpos espalhado pela mata mas sem vida, tudo isso por tentar matar Dhlakama.
O comandante e chefe das forças armadas em Moçambique deve dar ordem seus homens para ir recolher as almas que estão abandonados por ai, esta e uma alternativa para boicotar o dialogo pra proclamar a victória na ultima hora, mas não foi possível.
A renamo nunca ia permitir ser abusado por miúdos que não tem noção de guerra.
Este sobrevivente ainda diz quando chegamos em Gorongosa apanhamos comida que foi descarregado a menos de 1 dia da entender que os oficias sabiam da missão e ele diz que escapei porque estava atras como ultimo homem e é bazuqueiro.

isabel joao




2 comentários:

  1. Isso é mentira grosseira .
    Onde tiram essa informação?
    Vocês são vândalos.

    ResponderEliminar
  2. Esses militares que são mortos não filhos de donos?
    Esses tais ditos Ranges não tem pai e nem mãe?
    Esse Dlhakama e Nyussi não tem filhos?
    Se essa merda acontecesse nas vossa família estariam ai abater palmas?
    Tenham vergonha.

    ResponderEliminar