quinta-feira, 4 de julho de 2019
Viva Dr Gulamo Taju, viva a ciência
O debate/análise do Jornal da Noite da STV de ontem, dia 3 de Julho foi mais um serviço daquela estação televisiva à oposição. Eis os meus argumentos:
1. A STV Convidou um académico, Dr Gulamo Taju e um membro da Renamo, por sinal, mandatário, Eng Venâncio Mondlane. Para ser razoável e justo, era de esperar que um representante da Frelimo e um do MDM também estivessem presentes. Para ser completamente neutro, seria interessante trazer os membros da CNE.
Assim sendo, a Frelimo, MDM e CNE saíram lesados no debate, até porque o Eng Venâncio foi lá defender seus interesses e os do seu partido.
Assim sendo, a Frelimo, MDM e CNE saíram lesados no debate, até porque o Eng Venâncio foi lá defender seus interesses e os do seu partido.
2. Decorrente do exposto acima, surge o primeiro desencontro de objectivos: enquanto Dr Taju se fiava em análises holísticas, o objectivo do Eng Venâncio foi descredibilizar as entidades de gestão eleitoral, onde por sinal, a Renamo participa.
3. Como fiel depositário dos valores e cultura científicaa, o Dr Taju foi sempre cauteloso em comentar e sentenciar fenómenos por ele não estudados. Do outro lado, tínhamos um engenheiro cheio de certezas e adjetivador, insinuando premeditação dolosa por parte das entidades de gestão eleitoral para beneficiar o partido no poder.
4. O Engenheiro Venâncio é um bom orador, manipulador de consciência nato, que recorre a correlações espúrias e linguagem estatística para transmitir fortalecer seus argumentos, mesmo quando não estão estão em causa tais estatísticas.
5. Por causa disso, o debate caminhou em dois sentidos. Enquanto um tentava buscar ajuda do seu par para compreender o fenómeno, o outro estava atarefado em desferir golpes ao sistema de gestão eleitoral, ao partido político no poder e a tudo o resto. É porque o povo gosta do espetáculo, gosta de sangue, gosta de barulho, gosta de furdunso, o xiqueiro foi o melhor local escolhido para a peleja.
6. Aprendemos com Dr Gulamo Taju que Inhambane tem vindo a perder assentos e disso a Renamo não estava interessada. Aprendemos do Dr Gulamo que este censo eleitoral é o melhor em termos de metas e disso ninguém quer saber. Aprendemos com Dr Gulamo Taju que na verdade são 250 expostos para serem ganhos por qualquer partido e disso ninguém quer saber. Aprendemos ainda como o Dr Taju, que também é Gulamo, que para ganhar o parlamento são precisos 125+1 e que Gaza apenas não faz vitória a ninguém. Mesmo assim, ninguém quer ouvir.
7. Eu quero preferir ouvir a voz e a determinação do Secretário-Geral da Renamo André Magibire, que afirmara há dias que a Renamo, seu partido, IRIA PERSEGUIR OS 20 ASSENTOS CONFERIDOS À PROVÍNCIA DE GAZA É GANHA-LOS TODOS bem como tantos outros até vencer as eleições! É assim como se fala.
8. Fomentar descrença nas instituições eleitorais em nada ajuda a maximizar a mobilização do eleitorado que a Renamo quer nas urnas. Pelo contrário, desmobiliza. E isso não joga a favor dos interesses da Renamo, nem de nenhum outro partido. Tendo perdido tempo nesse tema, julgo que o Engenheiro alargou o fosso entre o seu eleitorado e o partido. Prejudicou o partido dele. Enfraqueceu o entusiasmo das bases.
9. Por isso, Dr Gulamo 5 x Engenheiro Venâncio 2.
9. Por isso, Dr Gulamo 5 x Engenheiro Venâncio 2.
Sem comentários:
Enviar um comentário