18/06/2019
Os Servidores do Estado tem baixos salários mas nunca fazem greve, nem reivindicam aumentos salariais??
Nunca se houve falar de uma greve de médicos, de enfermeiros ou de professores, mas é público que os seus salários são baixos e as suas famílias passam mal, o custo de vida em Moçambique é caro.
A corrupção é endémica no meio dos funcionários do estado, nada se consegue do estado sem pagar um refresco, 50 meticais aqui, 100 meticais ali, sem isso nada anda, nada avança.
Essa gente tem medo de reivindicar os seus direitos por salários mais condignos, quem o faça no aparelho do estado, rapidamente é mudado de posto, rapidamente é ostracizado, e se reivindica os seus direitos nos tribunais, os tribunais são controlados pelo aparelho do estado, que nunca se condena a si próprio.
A corrupção, o roubo que os funcionários do estado efectuam aos pobres dos mais pobres, não é mais que um modo de sobrevivência dessa gente que trabalha como Funcionário Publico.
O suborno faz parte desse modus vivendi para conseguir sobreviver, comer e dar educação aos filhos.
Raramente um Funcionário Publico é punido, e se o for será mudado para outra divisão, outro distrito, outro posto.
Um Funcionário Publico que não for corrupto, que não aceite um suborno é visto como um alienígena no meio dos seus colegas, alguém que é imediatamente proscrito e que não pertence à casta.
Moçambique, está na hora de mudar, o Mundo está a mudar, só tu não vês que essas ideias de corrupção, suborno, extorsão são do Século passado.
(Recebido por email)
Sem comentários:
Enviar um comentário