27/05/2017
* Rangers pressionam Dhlakama para abolir a trégua
O Nyusi é um mentiroso e aldrabão. Até este momento ainda não cumpriu a sua parte do combinado com líder da Renamo. Nem uma posição militar sequer foi desmontada. Bastou o Dhlakama adiantar dar a trégua, a Frelimo relaxou e ainda por cima o próprio Nyusi irá visitar Satungira dentro de duas semanas a coberto da trégua.
Compatriotas, estamos perante um suposto presidente da república que mentiu publicamente que já ordenou a retirada das tropas na região da Gorongosa e isto é extremamente perigoso. Parece que o objectivo dos patrões do Nyusi é retardar o máximo possível o diálogo até as vésperas dos pleitos eleitorais.
A não retirada das forças da Frelimo já está a irritar os radicais da Renamo e já começam a pressionar o seu líder para abortar a trégua. Dhlakama também já não tem argumentos para justificar se perante os seus homens e devido ao elevado número de rangers que afluirão em massa para as várias bases em todo o país aguardando pela integração e/ou desmobilização, é muito provável que Afonso perca rapidamente o controlo dos seus homens.
Porque os militares da Renamo podem reagir às provocações da Frelimo e isto nada terá a ver com questões políticas. Até porque o desejo da maioria dos rangers e resolver as coisas por via armada e "desta vez iremos 'chamboquear' bem mesmo esses 'muana - muanas' " caso a Frelimo "brincar mal". Devemos frisar que o grosso dos oficiais rangers está com extrema vontade de apoderar-se das muitas propriedades e projectos dos frelimistas em vários distritos do centro e norte e sabem que com o diálogo já terão esta oportunidade.
De qualquer forma, Unay Cambuma alerta desde já a Renamo para esboçar um sério plano B. Costuma dizer-se que 'camarão que dorme a onda leva' e 'o cão ladra mas a caravana passa'. A caravana da Frelimo vai andando e não será gritando na imprensa que a Renamo resolverá os seus problemas. A Renamo tornou se demasiadamente previsível para a Frelimo porque nunca muda de estratégia, repete os mesmos erros e aplica a mesma estratégia.
E o Nyusi e seus patrões de Nachingwea sabem que caso a Renamo zangar se com as "brincadeiras da Frelimo", a única coisa que irá acontecer é o standoff de Muxungue, ataques a comboios e assaltos a localidadezinhas remotas. Para a Frelimo isto é uma cócega inofensiva e já está habituada e quando se ver aflita, simula vontade para dialogar e a Renamo volta a cair na mesma aldrabice. E vai ser assim até 2019 se a Renamo não ser resoluta.
A Renamo tem muito potencial para resolver rapidamente os problemas do país mas não se compreende o que se passa. Talvez os grandes curandeiros que o Nyusi anda a contratar têm conseguido atrapalhar a Renamo. Como é possível uma força que ganhou a guerra esteja a ser humilhada desta forma pelo derrotado.
Do principio a Renamo tinha boa agenda, que era a decisão de "cortar Save", regiões autónomas, etc, e isto teve ampla aceitação popular mas depois viu se que aquilo era um autêntico "bluff", embora na realidade a Renamo tivesse capacidade militar para tal. A Renamo deve se inspirar com o que aconteceu com o Sudão, Eritreia, Ossetia, Donbass (Ucrânia) e até Cabinda, em Angola. A luta da Renamo deve ser pela autodeterminação dos povos do centro e não pela democracia. Hoje a democracia é algo questionável no mundo. Os países ocidentais guiam se pelos seus interesses e não estão interessados com a democracia, razão pela qual nada fizeram contra a Frelimo depois de tantos, tantos crimes impossíveis. É por isso que "democratizaram" a Líbia, o Iraque e agora estão em processo de "democratização" da Síria porque é governado por um "ditador" que eles não gostam por ser "amigo do Putin".
Unay Cambuma In https://www.facebook.com/unai.kambuma.matsangaisse/posts/463496657332472
Sem comentários:
Enviar um comentário