"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 2 de março de 2017

O DIÁLOGO ENTRE A FRELIMO E A RENAMO JÁ (RE) COMEÇOU

quinta-feira, 2 de março de 2017


Ouvir com webReader

Unay Cambuma


BREAKING!

*Trégua será prorrogada por mais 60 dias.
Ontem, dia 1 de Março de 2017 houve a primeira reunião para a apresentação dos grupos de trabalho de ambos os partidos, assim como especialistas e observadores estrangeiros. Os países observadores são: 1-Estados Unidos da América, 2-União Europeia, 3 - Republica Popular da China, 4 - Federação Suíça, 5 - Reino Unido da Grã - Bretanha, 6 - Reino da Noruega e 7-Botswana.
Todos estes estiveram ontem reunidos em Maputo com os grupos de trabalho da renamo e da frelimo e respectivos especialistas em questões militares e da descentralização. Hoje, 2/3/17, pelas 11.30 horas, os grupos voltaram a reunir - se para concertação da metodologia do trabalho e aprovarem os termos de referência. Portanto, o diálogo já iniciou de facto e esperamos que tudo decorra com tranquilidade e com a maior celeridade possível.
Como é do domínio público, a frelimo não queria os mediadores internacionais e de facto, o o grupo Mario Raffaelli acabou indo embora mas vieram outros bem mais pesados. Portanto, tudo ficou igual e até "ficou pior". Estes países bem fortes, excepto Botswana, são os que ajudam financeiramente o país (Orçamento Geral) e serão os mesmos que irão financiar todo o processo negocial e também terão a dupla função de mediadores e observadores. Queremos acreditar que a frelimo não vai brincar mais como fazia num passado recente. Os Muzungus não permitir que o seu dinheiro seja gasto com brincadeiras.
Do momento são dois grupos que estão a trabalhar: o da descentralização e de assuntos militares. Num futuro breve também serão formados outros dois grupos de trabalho: um para tratar a questão da polícia, isto é, a entrada dos comandos da renamo na Polícia da República de Moçambique, e o outro grupo irá tratar o assunto dos Serviços de Informação e Segurança do Estado vulgo Sise, a famigerada polícia secreta e repressiva da frelimo. Este órgão também deve ser "desfrelimizado" com a entrada de alguns quadros e técnicos indicados pela renamo.
Depois de concluído o dossier militar, que é o mais "quente" ponto, já não haverá mais outro assunto a ser tratado na mesa de diálogo e poderá ser assinado o cessar-fogo definitivo. E por falar no cessar-fogo, soubemos das nossas fontes ligadas à ala militar da renamo que amanhã de manhã, dia 3 de Março, o "dono da trégua", o lendário lider da renamo, Afonso Dhlakama, vai anunciar a prorrogação da trégua por mais 60 dias.
Esta nova prorrogação da trégua é mais um grande passo rumo a paz definitiva. Esperamos que não hajam malucos que venham estragar a paz e também julgamos que a frelimo deve retirar os seus militares nas estradas porque estão a criar enormes prejuízos a economia. Aqueles marginais das FIR e FADM que estão no troço Catandica-Tete devem ser retirados imediatamente e parem de irritar os super rangers da Gorongoza.


Unay Cambuma

Sem comentários:

Enviar um comentário