Muhamudo Amurane, Presidente do Município de Nampula encomendou seis motocontentores — motorizadas adaptadas para a recolha de lixo em bairros inacessíveis por camiões. O fornecedor conseguiu oferecer apenas 2 dos seis. Amurane, sem delongas e característico, vai processar os fornecedores pelos danos e por incumprimento do contrato para daí ver os danos ressarcidos. Contrariamente a isso, lá para mais a sul de Moçambique, um cidadão cujo nome é parecido com um outro cidadão que mora na cidade da Beira, faz o contrário, oferecendo flores aos porcos, pregando sermões aos peixes, enchendo os seus bolsos de broas.
Os cidadãos já não se convencem com dúvidas. Convencem-se com actos firmes. Com certezas. A confiança nasce de certezas e não de dúvidas. Aqui está um exemplo de como se cria a confiança nas instituições.
#Operação_Tronco do MITADER e Amurane, INAE, são exemplos vivos sobre como se deve proteger os interesses do cidadão, defender a soberania de um estado e credibilizar as instituições. Avante. Raras lições.
Sem comentários:
Enviar um comentário