sábado, 23 de setembro de 2017
Unay Cambuma adicionou 3 fotos novas — com Guerra Manuel Fuleque Fuleque.
Há dias, publicamos aqui um post sobre a pilhagem do carvão de Moatize. Caros compatriotas, a realidade é diametralmente diferente da que relatamos! A coisa é ainda mais catastrófica!
De acordo com os últimos dados que recebemos de um outro técnico que trabalha naquela empresa, a Vale movimenta 22 comboios em 24 horas e não 5 como havíamos publicado e cada comboio leva 120 vagões de 63 toneladas cada. De referir que cada comboio e puxado por duas máquinas a diesel. Agora vamos actualizar as conta:
* 22 comboios × 120 vagões = 2,640 vagões/dia
* 2,640 × 63 toneladas = 166,320 toneladas/dia
* 166,320 × 30 dias = 4,989,600 toneladas/mês (quatro milhões, novecentas e oitenta e nove e seiscentas toneladas).
* 4,989,600 mensais × 12 meses = 59,875,200 (60 milhões de toneladas, aproximadamente)
Preço internacional actual do commodity carvão =340 dólares norte americanos, logo:
* 59,875,200 × 340 dólares = 20,357,568,000 ( aproximadamente vinte biliões e quatrocentos milhões de dólares).
Agora vamos estimar em alta os custos operacionais da Vale desde a produção até a exportação do carvão:
Custo operacional por cada tonelada extraída e exportada =140 dólares ( inclui: combustíveis, salários, taxas aduaneiras e blá, blá, bla), logo:
* =59,875,200 anuais × 140 dólares = 8,382,528,000 (aproximadamente 8,4 biliões e quatrocentos milhões de dólares), então:
20,4 biliões de dólares anuais - 8,4 biliões
= Saldo aproximado = 12.000.000.000 de dólares (doze biliões)
Mesmo se os dementes da frelimo cobrassem apenas 17% em taxas diversas, teríamos:
12.000.000.000 ×17% = 2,040,000,000 (dois biliões de dólares, aproximadamente). O suficiente para suportar o OGE.
Para que conste, a exportação do carvão mineral é a principal fonte de receita da Coreia do Norte em 2015 exportou 1,4 milhões de toneladas, tendo arrecadado 126 milhões de dólares só que a frelimo engana aos mocambicanos omitindo os verdadeiros números mas o filho do "governador" de Tete Paulo Awade é considerado internacionalmente "um grande empresário da ramo carbonifero".
E só para terminar, dizer que ninguém sabe por que diabo não se fala do poço de petróleo bruto que se encontra na zona de MANGONGONE em Mambone. Este furo/poço existe desde o tempo colonial e em anos recentes uns "brancos" extraiam o petróleo que posteriormente era transportado em tambores para destino desconhecido.
Também existem marcos colocados pelos portugueses em Maropanhe, Machanga, indicando a presença de grandes quantidades de hidrocarbonetos.
Unay Cambuma
* 2,640 × 63 toneladas = 166,320 toneladas/dia
* 166,320 × 30 dias = 4,989,600 toneladas/mês (quatro milhões, novecentas e oitenta e nove e seiscentas toneladas).
* 4,989,600 mensais × 12 meses = 59,875,200 (60 milhões de toneladas, aproximadamente)
Preço internacional actual do commodity carvão =340 dólares norte americanos, logo:
* 59,875,200 × 340 dólares = 20,357,568,000 ( aproximadamente vinte biliões e quatrocentos milhões de dólares).
Agora vamos estimar em alta os custos operacionais da Vale desde a produção até a exportação do carvão:
Custo operacional por cada tonelada extraída e exportada =140 dólares ( inclui: combustíveis, salários, taxas aduaneiras e blá, blá, bla), logo:
* =59,875,200 anuais × 140 dólares = 8,382,528,000 (aproximadamente 8,4 biliões e quatrocentos milhões de dólares), então:
20,4 biliões de dólares anuais - 8,4 biliões
= Saldo aproximado = 12.000.000.000 de dólares (doze biliões)
Mesmo se os dementes da frelimo cobrassem apenas 17% em taxas diversas, teríamos:
12.000.000.000 ×17% = 2,040,000,000 (dois biliões de dólares, aproximadamente). O suficiente para suportar o OGE.
Para que conste, a exportação do carvão mineral é a principal fonte de receita da Coreia do Norte em 2015 exportou 1,4 milhões de toneladas, tendo arrecadado 126 milhões de dólares só que a frelimo engana aos mocambicanos omitindo os verdadeiros números mas o filho do "governador" de Tete Paulo Awade é considerado internacionalmente "um grande empresário da ramo carbonifero".
E só para terminar, dizer que ninguém sabe por que diabo não se fala do poço de petróleo bruto que se encontra na zona de MANGONGONE em Mambone. Este furo/poço existe desde o tempo colonial e em anos recentes uns "brancos" extraiam o petróleo que posteriormente era transportado em tambores para destino desconhecido.
Também existem marcos colocados pelos portugueses em Maropanhe, Machanga, indicando a presença de grandes quantidades de hidrocarbonetos.
Unay Cambuma
Sem comentários:
Enviar um comentário