domingo, 5 de maio de 2019
SE EU FOSSE SAMITO
Soube através dos meios de comunicação social, que o Desfecho do Processo de Samito só será conhecido no próximo Comité Central. Não será conhecido no Comité Central que termina hoje.
A razão desse adiamento segundo Eduardo Mulembwe, prende -se com o facto de o Comité de Verificação, ter tomado conhecimento sobre novos factos associados à Samito, o que impede àquele órgão de emitir opinião/parecer ao Comité Central para Decidir.
Bem, não conheço os Estatutos do Partido Frelimo mas independentemente dessa ignorância, há principio geral em matéria disciplinar segundo o qual, uma vez deduzida a ACUSAÇÃO pela entrega da Nota de Culpa, fixa-se o objecto do Processo.
Isto significa que o Instrutor não pode na fase da Decisão imputar ao Arguido factos novos que não constavam da Nota de Culpa. Os factos supervenientes de que o tio Mulembwe disse, devem ser objecto de um novo Processo Disciplinar.
Por outro lado, independentemente da minha ignorância sobre os estatutos, tenho certeza que o Processo Disciplinar seja de que natureza for, está sujeito à prazos peremptórios. Tenho imensas dúvidas que até ao próximo Comité Central os prazos para a Decisão deste processo ainda estejam em curso.
Mas convenhamos, Samito está a engolir muitos sapos neste Comité Central. As indirectas contra ele começaram com o Mety Gondola, seguiram com Fernando Faustino e terminaran na Sra. da OMM. Perante todo esse cenário sombrio e imprevisível, ter que aguardar a sua sorte para o próximo Comité Central isso equivale a um duplo castigo.
Samito hoje virou criminoso no seio do Partido, o seu unico crime foi pelo simples facto de exigir o cumprimento integral dos Estatutos do Partido. Perante tamanha humilhação, se eu fosse Ele, não me restava mais nada que ABANDONAR O PARTIDO.
Sem comentários:
Enviar um comentário