CIP Eleições
O STAE e polícia retiraram boletins de voto
O STAE junto com polícia retiraram boletins de voto sendo em alguns casos pelas janelas da sala de aula logo após o encerramento da contagem. Os dados que fomos recolhendo até ao fim da contagem testemunhados pelos observadores em todas 6 mesas instaladas na 25 de Junho, a Renamo ganhou por uma larga margem.
O pessoal das assembleias de voto expulsou jornalistas e observadores da assembleia de voto e desde então começaram a falsificar os editais, tendo sido os partidos de oposição não autorizados a protestar.
Os dados da contagem da Solidariedade de Moçambique apontam que de um total de 2924 votos expressos a Renamo ganhou com 1798 votos contra 791 da Frelimo e 74 do MDM segundo documenta a tabela.
.
.
Dados compilados pela Solidariedade de Moçambique
.
.
Dados compilados pela Solidariedade de Moçambique
A MINHA ÚLTIMA PUBLICAÇÃO SOBRE ELEIÇÕES
Com o post sobre Marromeu, termino as minhas publicações sobre questões eleitorais. Não quero pegar AVC por coisas que em pouco ou nada me beneficiam.
Escreverei sobre outros assuntos. Mas de uma coisa tenho certeza, o nosso País está a passar por momentos mais tristes da sua história.
Não era assim no tempo do presidente Guebuza, senão Daviz não ganharia com 74% na Beira e como independente. O mano Mane não ganharia desde 2011. Hoje o novo truque é não entregar editais à oposição, quando isso é de lei. E a PGR, enquanto garante da legalidade, nada faz.
Hoje há 2 CNE, uma a oficial e outra que funciona nas sedes dos Partidos, em que a das sedes dos Partidos, tem o mesmo material usado na CNE oficial (urnas, editais, boletins de voto, cadernos eleitorais). Não é sobre esse tipo de eleições que posso aquecer a minha cabeça. Esse nível de podridão eleitoral transcende o das eleições fraudulentas de 1933 do tempo de Salazar.
Por isso, o País está doente. E como disse numa das minhas publicações, quando o seu Pais passa por momentos tristes da sua história é quando ele mais precisa do seu Povo. Foi Sadam Hussein que assim o disse aquando da invasão do Iraque por forças estrangeiras.
Irmãos, Iraque chama por nós. Mas, pelo sim, pelo não, eu termino por aqui. Não escreverei mais nada sobre eleições, até ao dia em que as coisas estejam em ordem.
ELEIÇÕES DE MARROMEU, ANTECÂMARA DE 2019
Recebi de um amigo jornalista os Editais abaixo. Vejam a diferença de votos nos editais com carimbo e assinado por todos os MMVs e os sem carimbo. Aí concluirao sobre a seriedade nos processos eleitorais em Moçambique.
Se para eleições autárquicas num município pequeno como Marromeu acontece isso, o que se nos espera nas gerais?
Por mim, antes de gastarmos os 245 milhões de dólares americanos orçados para as gerais, melhor continuarem no poder e usar esse valor para a construção de escolas, carteiras, hospitais.
Perante um jogo sujo como o que ciclicamente assistimos em Moçambique, não há espaço para a oposição chegar ao Poder.
Não é possível chegar ao Poder enquanto existirem duas CNEs, a oficial e a que funciona nas sedes do Partido Frelimo. De onde trouxeram os editais ?
Sem comentários:
Enviar um comentário