23/11/2018
O apuramento intermédio da eleição autárquica em Marromeu, na província de Sofala, onde o processo de votação foi repetido ontem em duas assembleias por decisão do Conselho Constitucional (CC), confere vitória a Frelimo, que já havia sido declarada vencedor na anterior contagem final da Comissão Nacional de Eleições (CNE). No global o apuramento intermédio confere 9.143 votos a favor da Frelimo e 8.417 para a Renamo.
Entretanto, o mandatário da Renamo, André Madjibire, em conferência de imprensa esta manhã em Marromeu contestou os resultados do apuramento intermédio, tendo denunciado fraude. Madjibire disse que na votação de ontem onde participaram 2.924 eleitores, a Renamo somou 1.798 votos contra 791 da Frelimo, reclamando vitória do seu partido. Apelou a comunidade nacional e internacional para se distanciar dos resultados do apuramento intermédio apresentado pelos órgãos eleitorais de Marromeu, explicando que no preenchimento dos editais os presidentes das mesas falsificaram os resultados e de seguida puseram-se em fuga, sem dar espaço sequer para apresentação de reclamação por parte dos delegados de candidatura do seu partido.
O 1º secretário da Frelimo, Jaime Neto, disse que a votação de ontem veio reconfirmar a vitória do seu partido na eleição de 10 de Outubro.
O AUTARCA – 23.11.2018
Sem comentários:
Enviar um comentário