Mineradora não cumpre promessas: População de Lalaua está impaciente
Maputo, Sábado, 21 de Janeiro de 2012
Notícias Dados colhidos no terreno pela nossa Reportagem indicam que das promessas feitas à população de Naquessa, a Damodar Ferro levou a cabo a reabilitação de uma estrada que liga aquele povoado à vila do posto administrativo de Iapala no distrito vizinho de Ribáuè.
A infra-estrutura facilita a ligação rodoviária à população que pretende aceder ao corredor ferroviário de Nacala para vários fins, nomeadamente o escoamento dos excedentes agrícolas para a colocação no mercado local.
No entanto, é através daquela via de terra batida que o projecto, cuja implementação é de 10 anos, vai fazer o escoamento da sua produção para o Porto de Nacala, a porta de saída do minério para o mercado internacional.
Por essa razão, a população local considera que a empresa só reabilitou aquele troço por seu útil aos seus interesses, não fazendo por isso parte das promessas feitas em prol do desenvolvimento social da região.
Naquessa tem falta de assistência sanitária para a sua população, mas é na educação e abastecimento de água onde os problemas são mais graves, pois as respectivas redes são fracas e não satisfazem a demanda. As salas de aula são na maioria construídas com base em material precário.
A população local considera que o incumprimento das promessas por parte da Damodar não só vai perpetuar o seu sofrimento como criar todas condições para azedar o relacionamento com aquela firma indiana.
À pedido da população de Naquessa, o Governo de Lalaua já está em contacto com a mineradora para se inteirar do caso.
Sem comentários:
Enviar um comentário