Ensino Secundário Geral: Seleccionados livros de uso obrigatório
Maputo, Sábado, 14 de Janeiro de 2012
Notícias O porta-voz do Ministério da Educação, Eurico Banze, explica que a decisão de seleccionar livros de uso obrigatório nas escolas do Ensino Secundário Geral seguiu-se a uma avaliação feita por uma equipa técnica da instituição ao conjunto de títulos pertencentes a diversas editoras, que eram usados naquele nível. A ideia, segundo a fonte, é assegurar uniformidade nos conteúdos ministrados a alunos da mesma classe em diferentes escolas.
Considerando que algumas editoras seleccionadas estão autorizadas a fornecer títulos da mesma disciplina e classe, o Ministério da Educação orientou as escolas, através dos Conselhos de Escola, a procederem à escolha, sob proposta do grupo de disciplina, dos livros a serem usados em cada disciplina.
“ Sabemos que há pais e encarregados de educação que já adquiriram livros para os seus educandos, alguns dos quais não constam da lista agora adoptada pelo Ministério. A esses queremos tranquilizar dizendo que este ano, esses livros ainda podem, em paralelo mas, a partir de 2013, a instrução é o uso exclusivo do conjunto de livros adoptados pelo Governo”, explica a nossa fonte.
Enquanto isso, o Ministro da Educação, Zeferino Martins, inaugura próxima segunda-feira, a Escola Secundária de Kuphe, no distrito de Chiúre, província de Cabo Delgado, em cerimónia integrada na abertura oficial do ano lectivo de 2012. A construção da referida escola é parte de um projecto financiado pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), que compreende ainda as obras de reabilitação das Escolas Secundárias 29 de Setembro da Maxixe, de Nacala e de Dondo, bem como a construção de raiz da Escola Secundária de Namarrupi, em Murrupula, província de Nampula.
A construção destas infra-estruturas insere-se no objectivo geral de alargar a rede escolar e aumentar o acesso àquele nível de ensino, bem como contribuir para o melhoramento da qualidade do ensino ao proporcionar melhores condições de trabalho aos alunos e professores.
Sem comentários:
Enviar um comentário