Mecanismos para rentabilizar as linhas férreas
As administrações dos Caminhos de Ferro de Moçambique, da Zâmbia e do Zimbabué assim como a Associação dos Transportadores Ferroviários da África Austral, discutem desde ontem, na cidade portuária da Beira, os mecanismos para rentabilizar as linhas férreas que ligam os três países, olhando para as potencialidade e localização privilegiada do Porto da Beira para escoamento de produtos, através de um comboio expresso internacional.
Com esta iniciativa, pretende-se recapturar o tráfico das rodovias para as ferrovias, sem criar, porém, prejuízos aos transportadores rodoviários de carga e passageiros. De acordo com o PCA dos Caminhos de Ferro de Moçambique, Victor Gomes, “o que pretendemos é trazer, por exemplo, o cobre da Zâmbia no sentido descendente e transportar fertilizantes no sentido ascendente. Este comboio tem o propósito de sair da Zâmbia e percorrer cerca de 2000 quilómetros sem paragens desnecessárias rumo ao Porto da Beira. Aqui deverão estar criadas todas as condições para que as mercadorias, por descarregar e transportar, do comboio para o navio e vice-versa, sejam imediatamente manuseadas”.
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