"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 23 de maio de 2015

As “venturas” da filha do Presidente Nyusi

 

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Não se alarmem. Cláudia Jacinto Nyusi não eh uma empresária novata. Adolescente, ela já tinha interesses empresariais em 2011, muito antes de Nyusi imaginar que seria ele a solução para o Presidente da Republica da transição geracional. Em Moçambique, figuras públicas escondem seus interesses empresárias nos nomes dos filhos. Esse é um ardil pouco engenhoso porque vai ficar sempre claro que determinado negocio pertence justamente aos progenitores. Por isso, eh crível concluir-se que os negócios registados em nome de Cláudia ou são, na verdade, de seu pai, Filipe, ou de sua mãe, Isaura.
Nos últimos anos, as elites políticas preferiram esconder seus negócios em Sociedades Anónimas ou registando la fora em paraísos fiscais. Mas também existe a figura dos pactos sociais, em que determinado accionista de uma entidade pode ceder parte de seus interesses a outrem, sem a obrigação de relevar, entre pares, a identidade do beneficiário. Também há o recurso a subconcessões (por exemplo, o consórcio que ganhou a concessão para a gestão da Base Logística de Pemba fez uma subconcessão para uma jovem empresária que era membro do trono no anterior consulado).
Cláudia Filipe Jacinto Nyusi tem registadas em Moçambique duas sociedades comerciais. A primeira foi registada em 2001 e chama-se a ULANDA, Limitada. Sua parceira eh Nimbuka Lagos Henriques Lidimo. Objecto social: criação, construção, remodelação, gestão e exploração de espaços, equipamentos e infraestruturas de turismo e de lazer, assim como a organização de eventos e atividades nesses espaços, equipamentos e infraestruturas. A outra sociedade chama-se Dambo Investe, Lda e foi constituída em 12 de Fevereiro de 2014. O outro sócio é Hipólito Michel Ribeiro Amad Ussene. O objecto social: a) Prestação de serviços; b) Importação e exportação; c) Hotelaria e turismo; d) Exploração mineira.
O conhecimento desta informação por parte da opinião pública é fundamental pois permite controlar até que ponto negócios públicos estão a ser canalizados, sem transparência, para as empresas da filha do Presidente, distorcendo princípios elementares de concorrência livre e drenando dinheiros públicos para bolsos privados sem justificação aparente. Vale também para aferir da predisposição do PR em promover a transparência e a separação de águas entre política e negócios. Por isso, ao divulgar estes dados, minha intenção é demonstrar que a opinião publica está atenta e barricada na defesa da transparência e da boa governação.
In https://www.facebook.com/marcelo.mosse?fref=ts

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