Ensino de qualidade em todos subsistemas de educação são uma condição necessária
Moçambique encontra-se em encruzilhadas políticas, na busca de soluções políticas e militares para se alcançar uma paz duradoura, assente na confiança entre os moçambicanos, institucionalmente num quadro democrático e de Estado de direito, onde as instituições do Estado sejam transparentes, servidoras dos cidadãos e não para que as elites se sirvam de benefícios, regalias e instrumentalizem o Estado para fins pessoais ou de grupos de interesses.
Encruzilhadas económicas para que se opte por um modelo de crescimento que assegure, simultaneamente, a competitividade, crescentes níveis de equidade social e territorial, com padrões de acumulação centrados no país e em benefício dos moçambicanos em processos inclusivos e de aproximação de oportunidades. Um crescimento que gere emprego e recursos que permitam políticas próprias de um Estado social. Construção de uma economia simultaneamente integrada na globalização e que preserve níveis de soberania dos centros de decisão económicas estratégicas. Uma economia com um tecido económico de base social ampliada, que produza relações intersectoriais internas, seja capaz de reter valores acrescentados nos sectores produtivos.
Um desenvolvimento respeitador do ambiente e que explore os recursos naturais pensando nas futuras gerações e nos benefícios dos cidadãos, particularmente daqueles que vivem nas zonas de exploração desses recursos. A sociedade moçambicana deverá aprofundar a sua característica pela convivência tranquila entre religiões, raças e etnias. Uma sociedade aberta e tolerante politicamente, onde o exercício da cidadania seja cada vez mais informada, formada e exigente na defesa dos múltiplos interesses cruzados, sabendo que é a sociedade civil o principal garante dos direitos e liberdades individuais. As elites moçambicanas devem ser ampliadas, para se reduzirem as fortes desigualdades sociais, simultaneamente que um crescente número de moçambicanos saia da pobreza e eleve as condições de vida.
O desenvolvimento faz-se com um capital humanos alargado, bem qualificado, pensando-se na importância de todas as profissões numa perspectiva da transformação estrutural da economia e da composição social da sociedade. Escolas de qualidade no conjunto dos subsistemas de educação são certamente uma condição necessária.
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